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dc.contributor.advisorNeto, Teresapt
dc.contributor.authorVaz, Sara Alexandra Andradept
dc.date.accessioned2016-04-12T16:53:35Z-
dc.date.available2016-04-12T16:53:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15434-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopt
dc.description.abstractEste estudo pretende analisar os níveis de pensamento algébrico de alunos do 10.º ano de escolaridade. Para atingir esta finalidade, pretendo dar resposta às seguintes questões de investigação: i) Quais os níveis de pensamento algébrico mais comuns de alunos que frequentam uma turma do 10.º ano de escolaridade? ii) Quais os tipos de erros mais comuns que alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade cometem, na realização de tarefas de índole algébrica? Considerando a natureza das questões de investigação, realizou-se um estudo de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso exploratório de uma turma que frequenta o 10º ano numa escola de Aveiro. Para isso, foram recolhidos dados através da resolução de tarefas realizadas pelos alunos, numa ficha de trabalho e num teste de avaliação. Os resultados mostram que a maioria das respostas dadas pelos alunos estão no nível 1 e 2 de pensamento algébrico, no entanto, verifica-se que há evolução nos processos de pensamento algébrico dos alunos. É possível observar também que a maioria dos erros cometidos têm origem na utilização indevida de fórmulas ou procedimentos.pt
dc.description.abstractThis study aims to analyse the algebraic thinking levels of students of the 10th grade. To achieve this purpose, I intend to answer the following research questions: i) What are the most common algebraic thinking levels of students attending a class in the 10th grade? ii) What are the most common types of errors that students in a class of the 10th grade commit, in performing tasks of algebraic nature? Considering the nature of research questions, we carried out a qualitative study on the exploratory case study method of a class that attends the 10th year in a school in Aveiro. For this, data was collected through solving tasks performed by the students in a worksheet and an evaluation test. The results show that most of the answers given by students are at level 1 and 2 of algebraic thinking, however, it turns out that there is a development in the algebraic thinking processes of students. It is also possible to observe that most mistakes come from the improper use of formulas or procedures.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da matemáticapt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectÁlgebrapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectMétodos pedagógicospt
dc.subjectPensamento matemáticopt
dc.subject.otherEnsino Secundáriopt
dc.subject.otherÁlgebrapt
dc.subject.otherPensamento algébricopt
dc.subject.otherErrospt
dc.titleAvaliação e desenvolvimento do pensamento algébrico numa turma do 10.º anopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201592762-
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DEP - Dissertações de mestrado

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