Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15251
Title: Do electrodoméstico à sedimentação da marca, no universo doméstico emergente
Author: Martins, Pedro Manuel Nunes
Advisor: Bago de Uva, Paulo
Relvas, Carlos Alberto Moura
Keywords: Engenharia e design do produto
Utensílios domésticos
Design industrial
Imagem de marca
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Há uma diferença entre o que o consumidor realmente necessita e o que o consumidor “consome”. O trabalho do Marketing e do design é fazer com que o consumidor veja um produto como uma peça necessária e não como mais um objeto supérfluo e desnecessário. E o design é crucial, desempenhando o papel principal. Aliando estudos do comportamento do consumidor a análises de mercado focadas num público-alvo definido, é possível criar objetos de necessidade, neste caso uma linha de pequenos eletrodomésticos com uma linguagem homogénea e coerente. O objetivo do projeto não é desenhar uma marca, mas criar uma identidade visual uníssona que qualquer marca, independente do seu posicionamento, mas nunca perdendo o foco do público-alvo, possa adotar e desenvolver a fim de integrar no seu catálogo de produtos. Do desenvolvimento de modelos conceptuais à conversão em modelos CAD 3D, iniciando a preparação dos processos de fabrico, materiais a adotar, assim como a adoção de componentes comuns, ao estudo do processo de montagem, desenvolvimento do desenho técnico, à geração de imagens foto realistas, tudo com o objetivo de comunicar a linha de produtos em diversas vistas e demonstrar pormenores diferenciadores.
There is a difference between what the consumer really needs and what consumer "consumes". Marketing and design work is to make consumers see a product as a need and not as another superfluous and unnecessary object. And design is crucial, playing the lead role. Combining studies of consumer behaviour to market analysis focused on a defined target market, it’s possible to create the need for objects, in this case a line of small appliances with a unified and consistent language. The project's goal is not to define a brand, but create a unison visual identity that any brand, regardless of its market positioning, but never losing focus of the target market, can adopt and develop in order to integrate in its product portfolio. From developing conceptual models 3D CAD models, starting the preparation of the manufacturing processes, materials to be adopted, as well as the adoption of common components, the study of the assembly process, development of the technical drawing, the generation of rendering images, all with the purpose of communicating the product line in various views and show distinguishing details.
Description: Mestrado em Engenharia e Design de Produto
URI: http://hdl.handle.net/10773/15251
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Do electrodoméstico à sedimentação da marca.pdf163.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.