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http://hdl.handle.net/10773/15251
Title: | Do electrodoméstico à sedimentação da marca, no universo doméstico emergente |
Author: | Martins, Pedro Manuel Nunes |
Advisor: | Bago de Uva, Paulo Relvas, Carlos Alberto Moura |
Keywords: | Engenharia e design do produto Utensílios domésticos Design industrial Imagem de marca |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Há uma diferença entre o que o consumidor realmente necessita e o que o
consumidor “consome”. O trabalho do Marketing e do design é fazer com que o
consumidor veja um produto como uma peça necessária e não como mais um
objeto supérfluo e desnecessário. E o design é crucial, desempenhando o papel
principal.
Aliando estudos do comportamento do consumidor a análises de mercado
focadas num público-alvo definido, é possível criar objetos de necessidade,
neste caso uma linha de pequenos eletrodomésticos com uma linguagem
homogénea e coerente. O objetivo do projeto não é desenhar uma marca, mas
criar uma identidade visual uníssona que qualquer marca, independente do seu
posicionamento, mas nunca perdendo o foco do público-alvo, possa adotar e
desenvolver a fim de integrar no seu catálogo de produtos.
Do desenvolvimento de modelos conceptuais à conversão em modelos CAD 3D,
iniciando a preparação dos processos de fabrico, materiais a adotar, assim como
a adoção de componentes comuns, ao estudo do processo de montagem,
desenvolvimento do desenho técnico, à geração de imagens foto realistas, tudo
com o objetivo de comunicar a linha de produtos em diversas vistas e
demonstrar pormenores diferenciadores. There is a difference between what the consumer really needs and what consumer "consumes". Marketing and design work is to make consumers see a product as a need and not as another superfluous and unnecessary object. And design is crucial, playing the lead role. Combining studies of consumer behaviour to market analysis focused on a defined target market, it’s possible to create the need for objects, in this case a line of small appliances with a unified and consistent language. The project's goal is not to define a brand, but create a unison visual identity that any brand, regardless of its market positioning, but never losing focus of the target market, can adopt and develop in order to integrate in its product portfolio. From developing conceptual models 3D CAD models, starting the preparation of the manufacturing processes, materials to be adopted, as well as the adoption of common components, the study of the assembly process, development of the technical drawing, the generation of rendering images, all with the purpose of communicating the product line in various views and show distinguishing details. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Design de Produto |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15251 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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