Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15175
Title: Burnout e estilos de ensino em docentes: estudo longitudinal de curto prazo
Author: Carlos, Carolina Teixeira da Rocha
Advisor: Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins
Keywords: Avaliação de desempenho
Realização pessoal
Profissão docente
Sindrome de Burnout
Estilos pedagógicos
Modelos cognitivos
Atitudes dos professores
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Das profissões que englobam o contacto direto com pessoas, a docência é uma das que é tida como das mais sujeitas e vulneráveis ao burnout. Assim, a atividade de ensinar tem implicações na saúde física e mental e também no desempenho dos docentes. Considerando, ainda, que os docentes estão em constante relação com os seus alunos, e têm que fazer a gestão dos seus comportamentos, é importante perceber os estilos de ensino adotados e a sua possível relação com burnout. Para tal, o presente estudo pretende estudar a avaliar a associação entre estes constructos de duas formas: concorrente, analisando dados recolhidos num mesmo momento de avaliação, e preditiva, investigando dados recolhidos em diferentes momentos de tempo. Para estudar o definido anteriormente, a amostra do estudo é constituída por 73 docentes aos quais foram aplicados o Questionário de Dimensões e Estilos de Ensino (QDEE), adaptado do Questionário de Dimensões e Estilos Parentais, que avalia três tipos de estilos de ensino, sendo eles o autoritativo, o autoritário e o permissivo, e o Questionário de Burnout para Professores (CBP-R) que visa avaliar os níveis de stress e burnout na profissão docente. Esta aplicação aconteceu em dois momentos que distam entre si 3 meses. Como principais resultados obtidos verificamos a existência de correlações positivas entre as subdimensões de burnout (exaustão emocional e falta de realização) entre o primeiro e o segundo momento e correlação positiva entre o estilo de ensino permissivo avaliado no segundo momento e as dimensões de burnout também avaliadas no segundo momento. Verificamos também a existência de uma correlação negativa entre o estilo de ensino autoritativo e as dimensões de burnout, ambos avaliados num segundo momento. A nível de preditores, o próprio estilo de ensino é o único preditor de si mesmo, num segundo momento, sendo que o burnout é predito em 70% pelo estilo de ensino permissivo e pela exaustão emocional e falta de realização, no segundo momento de avaliação. O presente estudo inova ao conjugar os estilos de ensino e as dimensões de burnout de uma forma concorrente e de uma forma preditiva. As suas implicações vão de encontro à importância da prevenção do burnout e permitem compreender a relevância dos estilos de ensino como preditores de burnout, particularmente o estilo permissivo. Por outro lado, constatamos que a adoção de um estilo de ensino autoritativo é o ideal, dada a sua correlação com uma diminuída falta de realização e exaustão emocional. Este estudo permitirá, também, o explorar da investigação, neste campo particular da docência, e possivelmente auxiliar à definição de um perfil com características que indiquem e estejam subjacentes ao aparecimento e consequente desenvolvimento de burnout nos docentes.
Thinking of jobs where the interaction with the others is the key, teaching is considered one of the most vulnerable to burnout. Therefore, to teach is an activity that has consequences in the physical and psychological health and in the teacher’s performance. Attending that teachers are in constant relationship with their students, it is also significant to understand their teaching styles and their possible connection with burnout. Considering this information, the present study aims to acknowledge the association between burnout and teaching styles with correlations and predictions. Therefore in this study 73 teachers were asked to answer to the QDEE that evaluates the 3 types of teaching styles: authoritative, authoritarian and permissive style and the CBP-R that measures the levels of stress and burnout. The questionnaires were answered with a 3 months gap. As main results we verify a positive correlation between the dimensions of burnout (reduced personal accomplishment and emotional exhaustion) from the first to the second moment and also between permissive teaching style and the dimensions of burnout, both in the second moment of the evaluation. There’s also a negative correlation between the authoritative teaching style and the dimensions of burnout, both in the second moment. Attending to predictors, the teaching style is the only predictor of itself and burnout is predicted in 70% by the permissive teaching style and emotional exhaustion and reduced personal accomplishment, all in the second moment. This study creates a new ground by gathering teaching styles and the dimensions of burnout in two different ways (correlations and predictions) and also by evaluating burnout in relation to teaching styles.The implications of this study suggest the importance of preventing burnout and the significance of teaching styles as predictors, especially the permissive style. On the other hand an authoritative style is considered as ideal, having in mind its correlation to a low reduced personal accomplishment and emotional exhaustion.This study will allow the investigation to grow further and, possibly, it will help to create a profile with the characteristics that are more susceptive to the emergence and subsequent development of burnout in teachers.
Description: Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica
URI: http://hdl.handle.net/10773/15175
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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