Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gouveia, Luis Manuel Borges | por |
dc.contributor.author | Azevedo, Susana Maria Labrincha de | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:42:24Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:42:24Z | - |
dc.date.issued | 2007 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/1513 | - |
dc.description | Mestrado em Gestão da Informação | por |
dc.description.abstract | A crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para suporte do processo de ensino/aprendizagem leva ao surgimento da necessidade de um serviço de apoio a todos os participantes deste processo. Este suporte deve ajudar a aproveitar as potencialidades disponíveis e prevenir as dificuldades que vão sendo sentidas com a utilização dos meios disponíveis. Este trabalho tem como intuito dar a conhecer o modo como são planeados os sítios das disciplinas que, no contexto da Universidade de Aveiro (UA), utilizam a plataforma de e-Learning. Adicionalmente, pretende-se indagar se é seguido algum modelo de ambiente de e-Learning (AE) e conhecer quais as necessidades de suporte sentidas pelos docentes (decorrentes desses planeamentos). Para perceber a forma como os sítios das disciplinas são planeados e as reais necessidades de suporte, foi realizada uma recolha de dados, com base num conjunto de instrumentos: questionários; e observação dos sítios das disciplinas existentes na plataforma de e-Learning; e estudo documental. Os instrumentos utilizados foram elaborados tendo em conta um referencial, desenvolvido com os objectivos de perceber como são planeados os sítios das disciplinas na plataforma; quais as necessidades de suporte daí decorrentes; e qual a opinião dos utilizadores sobre a estrutura de suporte. Na elaboração do referencial foram tidos em conta dois modelos teóricos de ambientes de e- Learning, cujos autores são Badrul Khan e Marguerita Lynch. É da sistematização dos múltiplos factores apresentados pelos dois autores que foi proposto um referencial e aplicado ao caso da UA. Com este trabalho procurou-se igualmente estudar, divulgar e sugerir uma adequação da estrutura de suporte ao e-Learning, na Universidade de Aveiro, às necessidades referenciadas durante o processo de recolha de dados. Através da recolha e análise dos dados é possível concluir que a estrutura de suporte ao e-Learning da Universidade de Aveiro necessita de efectuar algumas adaptações respondendo às necessidades levantadas pelos utilizadores, promovendo, entre outros, uma maior divulgação dos produtos e serviços e difusão de boas práticas para o e-Learning. Uma conclusão adicional é o facto de não ser seguido um modelo de AE pelos docentes aquando do planeamento dos sítios das disciplinas. ABSTRACT: The increasing use of information and communication technologies (ICT) for the education process implies a growing necessity for a help desk that supports service to all involved community. This support service must help users to take advantage of current functionalities and prevent difficulties, derived from using the e-Learning platform. The purpose for this work is to know how courses sites are planned in the e- Learning platform at University of Aveiro. Such study was conducted to inquire if some e-Learning environment model is followed and which are the support requirements felt by teachers doing that planning. To perceive the way course sites are planned and support their needs, a data gathering was performed, based on the use of questionnaires; observation of course sites on the e-Learning platform, and documental analysis. The data gathering was conducted taking into account a referential with the following objectives: how course sites are implemented in the platform; which are the support needs that derive from that implementation; and which are the user opinions regarding the support structure. Two theoretical e-Learning environment models from authors Badrul Khan and Marguerita Lynch had been considered to the referential elaboration. Based on those models, a merge of the most important factors were considered and composed the referential. Additionally this work intended to study, and suggest an adequacy of the university e-Learning support structure, to the referred requirements during the data collection process. Through the data collection and its subsequent analysis, it’s possible to conclude that the university e-Learning support structure should implement some adaptations answering user requirements. Also, it must promote, among others, a better diffusion of available products, services and e-Learning best practices. An additional conclusion is the fact that teachers do not make use of any e-Learning environment model during course site planning. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000212651 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tecnologia educativa | por |
dc.subject | E-learning | por |
dc.subject | Novas tecnologias da comunicação | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | O suporte a iniciativas de e-Learning no ensino superior : a Universidade de Aveiro, um estudo de caso | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007001274.pdf | 4.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.