Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15069
Title: Como se apropriam diferentes gerações de portugueses dos meios de comunicação
Author: Lopes, Cauê Bastos
Advisor: Antunes, Maria João
Keywords: Comunicação multimédia
Comunicação social - Portugal
Infomação - Consumo
Meios de comunicação social
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com esta investigação pretendeu-se conhecer as diferentes apropriações e representações atribuídas a meios de comunicação de massa e ponto a ponto (jornal, rádio, televisão, internet e telemóvel), e identificar dificuldades e benefícios que diferentes gerações de portugueses demonstram na sua utilização. Partindo de testemunhos de cidadãos portugueses de diferentes gerações (jovens, adultos e seniores) elaborou-se um produto audiovisual interativo, que aborda como, no ano de 2015, são apropriados os meios de comunicacão considerados no estudo. A metodologia de investigação envolve quatro etapas: a primeira etapa integra pesquisa bibliográfica e revisão da literatura relativa à problemática de investigação; a segunda etapa remete para o processo de recolha de dados junto ao público alvo: jovens (16-30 anos), adultos (31-59 anos) e seniores (60+), todos de nacionalidade portuguesa. Responderam, através de inquérito por questionário auto-administrado e/ou entrevista, 95 indivíduos, dos quais 18 voluntariaram-se para participar do documentário. A pesquisa constata que os jovens e os adultos inquiridos dominam a utilização de todos os meios de comunicação considerados, enquanto os seniores desconhecem como utilizar a internet e funções mais avançadas do telemóvel, mas demonstram interesse em aprender a utilizar esses dois meios. Os jovens não têm o hábito de ler jornais impressos e não são ouvintes regulares da rádio hertziana, formatos que consideraram antiquados e ultrapassados, recorrendo à internet e ao telemóvel para aceder aos conteúdos veiculados por estes meios. Os adultos, devido a hábitos adquiridos anteriormente à popularização da internet, são ainda consumidores de jornais impressos e ouvintes da rádio convencional.
With the current research we intended to know different properties and representations related to mass media, step by step (newspaper, radio, TV, internet and mobile phone) and to identify difficulties and benefits which different Portuguese generations shown in their utilization. Based on testimonies of Portuguese citizens from different generations (young people, adults and seniors) we developed an interactive audio-visual product, which approaches how, in 2015, media considered in the study are appropriated. The research methodology includes four stages: the first stage includes bibliographical research and literature review related to the research problem; the second stage refers to the data collection process with the target audience: young (16-30 years), adults (31-59 years) and seniors (60+) of Portuguese nationality. In total, 95 individuals responded to a survey by self-administered questionnaire and/or an interview, of which 18 volunteered to participate in the documentary. The research indicates that young people and adults surveyed dominate the use of all the media considered whereas seniors doesn’t know how to use the internet and more advanced mobile phone features, but they showed interest in learning how to use those two means. Young people do not have the habit of reading press and are not regular listeners of terrestrial radio, formats that they considered old-fashioned and outdated, so they use internet and mobile phones to access content served by those media. Adults, due to habits previously acquired with the popularization of the Internet, are still consumers of press and listeners of conventional radio.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/15069
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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