Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14962
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dc.contributor.advisorBenta, Agostinhopt
dc.contributor.authorDiogo, António Filipe Gonçalvespt
dc.date.accessioned2015-12-14T16:26:45Z-
dc.date.available2015-12-14T16:26:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14962-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Civilpt
dc.description.abstractAs infraestruturas de transporte têm uma elevada importância para o desenvolvimento interno de um país, reduzindo distâncias e aumentando a mobilidade, daí ser fundamental o desenvolvimento e estudo de novos métodos de construção e reabilitação. Esta dissertação tem como base o estudo da resistência de ligação uma emulsão betuminosa usada como rega de colagem em pavimentos rodoviários, O estudo englobou ensaios laboratoriais com três quantidades diferentes de emulsão betuminosa, quatro pressões verticais distintas, dois tipos de superfície de contacto e uma pesquisa bibliográfica. Para a execução dos ensaios de corte foi utilizada uma máquina de corte direto. Os resultados obtidos permitiram ter um conhecimento mais aprofundado da quantidade de emulsão betuminosa a ser utilizada, para conseguir uma maior força de ligação entre camadas consoante o tipo de superfície de aplicação e carga vertical aplicada.pt
dc.description.abstractNowadays it is essential to develop and create new methods of construction and rehabilitation as the transports infrastructures have a huge importance for the country internal development by reducing distances and increasing mobility. This dissertation is based on the study of shear strength for tack coat using a cationic bituminous emulsion fast break. The study includes laboratory tests with three different amounts of bitumen emulsion, four distinct vertical stresses, two types of contact surface and a literature research. The tests required the use of a directcutting machine. The results obtained allowed me to understand the amount of bitumen emulsion needed to achieve a greater bonding strength between layers depending on the type of surface and the vertical load applied.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia civilpt
dc.subjectPavimentos rodoviáriospt
dc.subjectMateriais betuminosospt
dc.subject.otherBetumept
dc.subject.otherRega de colagempt
dc.subject.otherEmulsão Betuminosapt
dc.subject.otherEstradaspt
dc.subject.otherEnsaios de corte diretopt
dc.subject.otherPavimentospt
dc.subject.otherLigação entre camadaspt
dc.titleEmulsões betuminosas aplicadas na colagem de camadas de pavimentos rodoviáriospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201602458-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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