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http://hdl.handle.net/10773/14811
Title: | A importância e a influência dos stakeholders para a internacionalização do ensino superior: contribuições para a formação do contabilista |
Author: | Castro, Rita de Cassia Silva |
Advisor: | Pinho, Joaquim Carlos da Costa Rosa, Maria João Machado Pires da |
Keywords: | Contabilidade Ensino superior - Internacionalização Contabilistas - Formação profissional Desenvolvimento económico |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A internacionalização tem sido, nas últimas décadas, um dos temas mais
discutidos no âmbito da literatura especializada em ensino superior, uma vez
tem propiciado a obtenção de benefícios de natureza académica, económica,
sociocultural, assim como tem influenciado diretamente a formação dos
profissionais em todas as áreas de conhecimento e, por conseguinte, no
desenvolvimento das economias e das sociedades. No âmago do
desenvolvimento deste fenômeno, encontram-se os interesses e expectativas
dos diferentes stakeholders do ensino superior, os quais podem diferir conforme
a sua função relativamente à instituição ou do contexto económico/sociocultural
dos sistemas de ensino superior onde estão inseridos. Considerando esta
conjuntura, esta investigação analisa o grau de importância e influência dos
stakeholders nas motivações, nos obstáculos, desenvolvimento de estratégias
e benefícios relacionados à internacionalização em nível institucional e à
formação do contabilista em três contextos nacionais diferenciados,
nomeadamente, Portugal, Brasil e Holanda, para entender em que medida os
diferentes stakeholders contribuem para a obtenção dos benefícios com a
internacionalização a nível institucional e formação do contabilista, e se o nível
desta contribuição depende do contexto em que se situam os mesmos. Utilizouse
a combinação das abordagens quantitativa e qualitativa em todo o seu
delineamento empírico. Os dados foram coletados através de questionários
adaptados a partir do 2º e 3º Surveys da Associação Internacional de
Universidades – IAU e os resultados obtidos foram analisados a partir de um
tratamento descritivo-correlacional. As conclusões permitem estabelecer que o
aumento da importância atribuída aos stakeholders está relacionado ao
aumento da obtenção de benefícios relacionados à internacionalização a nível
institucional e à formação do contabilista. Esta afirmação constitui um inédito e
relevante contributo para o desenvolvimento destes aspetos, bem como para o
desenvolvimento das literaturas especializadas em internacionalização do
ensino superior e na formação do contabilista, e para a consolidação da Teoria
dos Stakeholders. Internationalization has been highlighted in recent decades as one of the most discussed topics in higher education literature because it has provided academic, economic, sociocultural benefits to higher education institutions, and has directly influenced the training of professionals in all areas of knowledge and, therefore, the development of economies and societies. At the core of this phenomenon are the interests and expectations of different higher education stakeholders, which may differ considering their functions in relation to the institution or the economic / socio-cultural context of higher education systems. This research analyzes the degree of importance and influence of stakeholders on the rationales for internationalization, strategies developed for internationalisation and benefits obtained from internationalization in Portugal, Brazil and the Netherlands in order to understand to what extent the stakeholders contribute to achieving these benefits, and if the level of this contribution depends on the context in which they are located. This study uses a combination of quantitative and qualitative approaches in all its empirical design. Data were collected through questionnaires adapted from the 2nd and 3rd International Internationalization Survey of the International Association of Universities - IAU and the results were analyzed from a descriptive-correlational treatment. The conclusions shows that the increase of importance and the participation of the stakeholder are related to the increase of benefits concerning internationalization both at the institutional level and at the training of the accountant. This is a new and important contribution to the development of these aspects, and for that of literature on internationalization of higher education and training of the accountant, and the consolidation of the Stakeholders Theory. |
Description: | Doutoramento em Contabilidade |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14811 |
Appears in Collections: | DEGEIT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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