Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14811
Title: A importância e a influência dos stakeholders para a internacionalização do ensino superior: contribuições para a formação do contabilista
Author: Castro, Rita de Cassia Silva
Advisor: Pinho, Joaquim Carlos da Costa
Rosa, Maria João Machado Pires da
Keywords: Contabilidade
Ensino superior - Internacionalização
Contabilistas - Formação profissional
Desenvolvimento económico
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A internacionalização tem sido, nas últimas décadas, um dos temas mais discutidos no âmbito da literatura especializada em ensino superior, uma vez tem propiciado a obtenção de benefícios de natureza académica, económica, sociocultural, assim como tem influenciado diretamente a formação dos profissionais em todas as áreas de conhecimento e, por conseguinte, no desenvolvimento das economias e das sociedades. No âmago do desenvolvimento deste fenômeno, encontram-se os interesses e expectativas dos diferentes stakeholders do ensino superior, os quais podem diferir conforme a sua função relativamente à instituição ou do contexto económico/sociocultural dos sistemas de ensino superior onde estão inseridos. Considerando esta conjuntura, esta investigação analisa o grau de importância e influência dos stakeholders nas motivações, nos obstáculos, desenvolvimento de estratégias e benefícios relacionados à internacionalização em nível institucional e à formação do contabilista em três contextos nacionais diferenciados, nomeadamente, Portugal, Brasil e Holanda, para entender em que medida os diferentes stakeholders contribuem para a obtenção dos benefícios com a internacionalização a nível institucional e formação do contabilista, e se o nível desta contribuição depende do contexto em que se situam os mesmos. Utilizouse a combinação das abordagens quantitativa e qualitativa em todo o seu delineamento empírico. Os dados foram coletados através de questionários adaptados a partir do 2º e 3º Surveys da Associação Internacional de Universidades – IAU e os resultados obtidos foram analisados a partir de um tratamento descritivo-correlacional. As conclusões permitem estabelecer que o aumento da importância atribuída aos stakeholders está relacionado ao aumento da obtenção de benefícios relacionados à internacionalização a nível institucional e à formação do contabilista. Esta afirmação constitui um inédito e relevante contributo para o desenvolvimento destes aspetos, bem como para o desenvolvimento das literaturas especializadas em internacionalização do ensino superior e na formação do contabilista, e para a consolidação da Teoria dos Stakeholders.
Internationalization has been highlighted in recent decades as one of the most discussed topics in higher education literature because it has provided academic, economic, sociocultural benefits to higher education institutions, and has directly influenced the training of professionals in all areas of knowledge and, therefore, the development of economies and societies. At the core of this phenomenon are the interests and expectations of different higher education stakeholders, which may differ considering their functions in relation to the institution or the economic / socio-cultural context of higher education systems. This research analyzes the degree of importance and influence of stakeholders on the rationales for internationalization, strategies developed for internationalisation and benefits obtained from internationalization in Portugal, Brazil and the Netherlands in order to understand to what extent the stakeholders contribute to achieving these benefits, and if the level of this contribution depends on the context in which they are located. This study uses a combination of quantitative and qualitative approaches in all its empirical design. Data were collected through questionnaires adapted from the 2nd and 3rd International Internationalization Survey of the International Association of Universities - IAU and the results were analyzed from a descriptive-correlational treatment. The conclusions shows that the increase of importance and the participation of the stakeholder are related to the increase of benefits concerning internationalization both at the institutional level and at the training of the accountant. This is a new and important contribution to the development of these aspects, and for that of literature on internationalization of higher education and training of the accountant, and the consolidation of the Stakeholders Theory.
Description: Doutoramento em Contabilidade
URI: http://hdl.handle.net/10773/14811
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.