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Title: “Ver para além de um chapéu”: inclusão e diferença pela voz das crianças
Author: Marque, Inês Margarida Mota
Advisor: Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro
Keywords: Ciências da educação
Inclusão social
Integração social
Educação para a cidadania
Desenvolvimento das crianças
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Reconhecendo-se a importância dos valores da Inclusão e Participação na sociedade contemporânea, parte-se para o projeto de investigação com os objetivos de conhecer as perceções de crianças sobre a Diferença, compreender a forma como se relacionam com aquela e empoderar um grupo de crianças, tornando-os agentes ativos de inclusão. Tendo como premissa os ideais do Pequeno Príncipe de Saint-Exúpery, quem “tinha, sobre as coisas sérias, ideias muito diferentes do que pensavam as pessoas grandes”, optou-se pela metodologia qualitativa e por um desenho de investigação ação participativa que privilegiou o recurso a photo voice, desenhos, walking tours e outras técnicas participativas, com o grupo de crianças parceiras: uma turma inclusiva do nível de ensino pré-escolar. Ao longo do processo investigativo as técnicas participativas e os desafios éticos apresentaram-se como essenciais às dinâmicas de ação partilhadas para co-construção de conhecimento transformador. Como o Pequeno Príncipe, capaz de ver uma jibóia e um elefante para além de um chapéu, concluiu-se do projeto desenvolvido que as crianças podem ser, e devem ser perspetivadas como, agentes de mudança e advocacia em temas relevantes como o da diferença e da inclusão. Assistiu-se a um movimento de Educação e Cidadania, no qual as crianças assumiram protagonismo, que coloca, aos adultos-investigadores, questões a aprofundar em estudos futuros.
Acknowledging the importance of the values of Inclusion and Participation in contemporary society, this research project aims at understanding the children’s perception of Difference, comprehending how they relate to it, and empowering a group of children to become active agents towards Inclusion. Grounded in the ideals of Saint-Exúpery’s Little Prince, who "had about serious things, very different ideas than the ones from older people", the researcher opted for a qualitative methodology and a participatory action research design, privileging the use of photo voice, drawings, walking tours and other participatory techniques with the partner group of children: an inclusive kindergarten classroom. Throughout the investigative process, the participatory techniques and the presented ethical challenges were essential to the dynamics of co-construction of transforming knowledge. Like the Little Prince, capable of seeing an anaconda and an elephant besides a hat, it’s a conclusion of the research project that children can be, and should be considered, agents of change and advocacy on relevant topics such as Difference and Inclusion. A movement of Education and Citizenship, in which children took the main role, took place, leading adult-researchers to additional questions for further research.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/14760
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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