Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14748
Title: Análise de um caso de estudo de BPM na EDP
Author: Gata, Nuno Miguel Peres
Advisor: Gouveia, Joaquim José Borges
Keywords: Gestão industrial
Gestão de empresas
Negócios
Sistemas de informação para a gestão
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas são constantemente pressionadas no sentido de apresentar melhores resultados a menores custos, a desenvolver produtos baseados num ciclo de vida mais curto e a relacionarem-se de forma integrada com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Portanto, as empresas devem ser capazes de melhorar os seus processos de negócio e comunicação com a área de tecnologias de informação, da qual dependem para viabilizar as suas estratégias. O presente estudo visa a compreensão e aplicabilidade do BPM como processo/metodologia/disciplina de gestão nas empresas de serviços. Para isso é feita uma revisão da bibliografia existente na área, seguida pela descrição do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular desenvolvido no âmbito do segundo ano de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro, realizado na empresa EDP. O trabalho de estágio, que decorreu nas instalações da EDP Distribuição em Coimbra, encontra-se dividido em dois projetos, sendo que um deles se caracterizou pela integração de uma equipa de projeto responsável pelo desenvolvimento de um painel de controlo dos processos e atividades da empresa, mais propriamente na fase de definição de requisitos do mesmo, e que culminou com o desenvolvimento de um template da ferramenta que se pretende implementar no futuro, e o outro, já com um caracter mais individual, que se prendeu com a análise da aplicação PREVER, desenvolvida pela empresa em conjunto com a Tekever, e que realiza previsão de cargas de trabalho consoante as condições climatéricas na área de avarias da EDP Distribuição.
In an increasingly competitive market, businesses are constantly pressured to provide better results at lower costs, develop products based on a shorter life cycle and relate in an integrated manner with customers, suppliers, partners and employees. Therefore, companies should be able to improve their business processes and communication with the area of information technologies, which rely to enable their strategies. The present study aims at understanding and applicability of BPM as process / methodology / discipline management in service companies. For this review the existing literature is made in the area, followed by the description of the work done during the traineeship developed within the second year of Master in Industrial Engineering and Management at the University of Aveiro, held in EDP. The internship work, which took place at the premises of EDP Distribution in Coimbra is divided into two projects, one of which was characterized by the integration of a project team responsible for developing a control panel of the processes and activities of the company , more specifically in the requirements definition phase of the same, and that culminated in the development of a template tool that intends to implement in the future, and the other, now with a more individual character, which is attached to the analysis of PREVER application developed by the company together with Tekever, and performs forecasting workloads depending on weather conditions in the area of EDP Distribution of faults.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/14748
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_Nuno Miguel Gata.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.