Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14743
Title: | Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS |
Author: | Silva, Andreia Casanova Vidal da |
Advisor: | Rodrigues, Ana Alexandra Valente |
Keywords: | Ciências da educação Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento tecnológico Actividades de aprendizagem Práticas educativas |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente relatório final de estágio visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação desenvolvido com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja temática, “Máquina simples”.
O projeto foi desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada com a pressuposta planificação, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática que teve como objetivos: 1) avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores; 2) avaliar os efeitos da conceção e da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora.
A sequência didática foi concebida, implementada e avaliada pela professora-investigadora, tendo por base orientações teóricas de suporte, como a importância do ensino das ciências desde os primeiros anos de escolaridade, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. Consistiu num conjunto de atividades práticas do tipo classificatório e investigativo, exploradas ao longo de várias sessões.
O projeto possui características de investigação-ação, sendo que foram adotadas técnicas de recolha de dados como o inquérito por entrevista, a observação participante, a compilação documental e o inquérito por questionário. Para a realização da análise de dados privilegiou-se a análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa – webQDA.
Os resultados permitiram concluir que a implementação da sequência didática teve um impacte positivo, havendo evolução das aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e verificando-se o desenvolvimento de competências da professora-investigadora enquanto profissional da educação e investigadora.
Considera-se o presente projeto como um impulsionador do ensino das ciências desde cedo, recorrendo a estratégias diversificadas que permitem o desenvolvimento de várias aprendizagens nas crianças. This final apprenticeship report aims to inform about a research-intervention project developed in a 4th grade class of primary education, with “Simple Machines” as the theme. The project was developed under the training componente of Supervised Pedagogical and presupposed the planning, conception, implementation and evaluation of a teaching sequence that had as main objectives: 1) the evaluation of the effects of implementation of a teaching sequence in the learning of the children at the level of knowledge, skills, attitudes and values; 2) the evaluation of the effects of planning, conception and implementation of a teaching sequence in the professional development of the investigating teacher. The teaching sequence was planned, implemented and evaluated by the investigating teacher, based on the theoretical orientations of support, such as the importance of science education since young age, the orientation lines of STS and the prospect of teaching by research. Consisted on a group of practical activities of the type classificatory and investigative explored over various sessions. This was a project with features of action research, and the data collection techniques were adopted by survey interview, participant observation, document compilation and survey questionnaire. For the data analysis was privileged the contents analysis, via webQDA. The results have enabled to conclude that the didactic sequence had a positive impact, there was evidence of development of learning by the children, in terms of knowledge, skills and attitudes and values and of development of professional skills by the teacher-researcher to learn sciences. This project is considered as a booster of science education since young age, using diverse strategies which enable the development of various learning in children. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14743 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio - Andreia Silva.pdf | 5.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.