Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorMartins, Joana Raquel Santospt
dc.date.accessioned2015-10-13T13:21:58Z-
dc.date.available2015-10-13T13:21:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14738-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção com um grupo de crianças em idade pré-escolar, investiga o papel de uma das quatro abordagens plurais, nomeadamente, a sensibilização à diversidade linguística, no que diz respeito à potencialização da compreensão do princípio alfabético. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, sendo que os dados foram recolhidos através da observação participante, das vídeogravações e das fotografias das sessões desenvolvidas numa sala de jardim-de-infância. A análise de dados mostra que as crianças se empenharam e se envolveram nas atividades, revelando indicadores de bem-estar e de implicação positivos, o que leva a concluir que aquelas crianças se encontraram em condições de realizar novas descobertas e aprendizagens em relação à leitura e à escrita. As atividades realizadas envolveram três línguas diferentes, o português, o japonês e o árabe, procurando contribuir para a consciencialização e reflexão, por parte das crianças, sobre a linguagem escrita como representação da linguagem oral, o que fomenta a descoberta do princípio alfabético e, naturalmente, a aprendizagem de aspetos relacionados com a leitura e a escrita.pt
dc.description.abstractThis study, based on an intervention project with a group of preschool aged children, investigates the role of one of the four plural approaches, namely, the awareness about linguistic diversity, concerning the understanding potential of the alphabet principle. It is an investigation-action type of study whose data was collected by participant observation, through video recordings and photographs of the sessions carried out in a kindergarten room. The data analysis shows that the children got engaged and involved in the activities, revealing indicators of well-being and of positive implications, which leads one to conclude that these children in question were in conditions of making new discoveries and learning with respect to reading and writing. The activities done involved three different languages, Portuguese, Japanese and Arabic, which contributed towards the awareness and reflection on behalf of the children, that the written language is the representation of the spoken language, which promotes the discovery of the alphabet principle, and naturally, the learning of aspects related to reading and writing.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectAprendizagem da escritapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectLiteraciapt
dc.subject.otherdiversidade linguísticapt
dc.subject.othersistema de escritapt
dc.subject.otherprincípio alfabéticopt
dc.subject.otherliteraciapt
dc.titleSistemas de escrita e diversidade: um estudo na educação de infânciapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201579146-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de estágio.pdf6.48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.