Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1472
Title: O ensino do português como instrumento de formação para a cidadania na educação de adultos
Author: Paiva, Zilda Laura Ramalho
Advisor: Ançã, Maria Helena Serra Ferreira
Keywords: Ensino de línguas
Língua portuguesa
Consciência metalinguística
Educação de adultos
Educação para a cidadania
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho pretende ser um contributo nas discussões sobre o ensino da Língua Portuguesa, nas suas diversas variantes/variedades, e a formação para a cidadania na Educação de Adultos. Através da relação entre Consciência Crítica e a Consciência Lingüística procuramos analisar em quais aspectos o ensino da Língua Portuguesa pode contribuir na formação cidadã dos educandos. Para isso realizamos uma pesquisa empírica junto a sujeitos portugueses, brasileiros, moçambicanos e cabo-verdianos inseridos no ensino fundamental (básico) ou em cursos de pós-graduação. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, da observação participante (intervenção em sala de aula) e de pesquisa documental. Os resultados apontam para a importância de elementos extra-lingüísticos e extra-escolares tanto para aprendizagem da norma padronizada da Língua Portuguesa quanto para o desenvolvimento de uma consciência mais crítica do mundo.
This work aims at contributing to the discussion about the teaching/learning of the Portuguese Language, in its different varieties, and adult education for citizenship. By establishing a relationship between language awareness and critical awareness we have tried to analyse the aspects in which the teaching/learning of the Portuguese Language may contribute towards learners citizenship education. In order to accomplish our purposes, we carried out an empirical research with Portuguese, Brazilian, Mozambican and Cape Verdean individuals who were engaged in primary education or postgraduate courses. Data collection was carried out through semi-structures interviews, participant observation (classroom intervention) and documental research. Results provide evidence of the importance of extra-linguistic and extra-school elements for the learning of the standard variety of the Portuguese Language as well as for the development of a more critical awareness of the world.
Description: Doutoramento em Didáctica do Português
URI: http://hdl.handle.net/10773/1472
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000365.pdf6.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.