Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14664
Title: Descoberta da língua portuguesa escrita por um aluno surdo
Author: Borralho, Isabel Regina Porfírio da Silva Coelho
Advisor: Andrade, Fátima
Keywords: Educação especial
Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo
Deficientes auditivos
Língua portuguesa
Dificuldades de aprendizagem
Atividades de aprendizagem
Linguagem gestual
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio tem como objetivo evidenciar as maiores dificuldades dos alunos com deficiência auditiva no processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita, assim como apresentar diferentes estratégias para melhorar este processo e utilizar conhecimento previamente adquirido, criando oportunidades de potencialização do ensino-aprendizagem destes alunos. A nossa prática realizou-se numa Escola E/B 1 – Escola de Referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos, no centro do país, e ajudou-nos a construir conhecimento e a desenvolver aptidões nesta área. A primeira parte deste trabalho incide em temas como a deficiência auditiva, a inclusão, a análise da aprendizagem da Língua Portuguesa escrita por alunos surdos, e a utilidade da Língua Gestual Portuguesa nessa mesma situação, que funcionam como suporte teórico. Posteriormente, apresentamos o contexto escolar, através da caraterização da escola para melhor conhecermos o seu modo de funcionamento e quais os recursos disponíveis, assim como a caraterização do aluno com quem trabalhámos, apontando as suas principais particularidades, assumindo uma dinâmica de estudo de caso. Referimos, também, as atividades desenvolvidas durante o nosso estágio e concluímos com uma reflexão acerca da nossa experiência. As conclusões apontam para a necessidade de variar as estratégias utilizadas em sala de aula para motivar os alunos, como, por exemplo, utilizar textos com temas variados e exercícios diversificados. Dão, ainda, conta de que o mais importante será potenciar as oportunidades de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita pelos alunos surdos, repensando a utilidade da Língua Gestual Portuguesa sem adaptação da sua estrutura sintática à da Língua Portuguesa escrita. Nesta base, expomos algumas sugestões que consideramos ser relevantes para um melhor rendimento dos alunos surdos, durante os primeiros anos de escolaridade, na aquisição da Língua Portuguesa escrita.
This internship report aims to highlight the major difficulties of students with hearing impairment in the acquisition of Portuguese written Language as well as present various strategies to improve this process and use previously acquired knowledge, creating empowerment opportunities of teaching and learning of these students. Our practice was held at School E/B 1 – Reference School for Bilingual Education of Deaf Students in the centre of the country, and helped us to build our knowledge and develop skills in this area. The first part of this work focuses on issues such as hearing impairment, inclusion, analysis of learning the Portuguese written language by deaf students, and the usefulness of Portuguese Sign Language in the same situation, which act as theoretical support. Subsequently, we present the school environment, through the school characterization to better understand how it works and what resources are available, as well as the characterization of the student, with whom we have worked, pointing its main characteristics, assuming a dynamic of case study. We also refer the activities developed during our internship and conclude with a reflection on our experience. The findings point to the need to vary the strategies used in the classroom to motivate students, for example, the use of texts with different themes and diverse exercises. It also realizes that the most important is to enhance the learning opportunities of the Portuguese written Language by deaf students, rethinking the utility of Portuguese Sign Language without adapting its syntactic structure to the Portuguese writing. On this basis we expose some suggestions that we consider to be relevant for a better performance of deaf students, during the first years of schooling, in the acquisition of Portuguese written Language.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/14664
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.