Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14631
Title: | Sensibilização às línguas no pré-escolar com o quadro interativo |
Author: | Silva, Maria João Oliveira Costa e |
Advisor: | Martins, Filomena Rosinda de Oliveira |
Keywords: | Educação pré-escolar Diversidade linguística Desenvolvimento das crianças Conto Quadros interactivos |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Vivemos num mundo linguística e culturalmente diversificado, sendo pertinente consciencializar as crianças, desde cedo, para a importância deste fenómeno. Neste âmbito, vários estudos têm mostrado como a sensibilização à diversidade linguística possibilita o desenvolvimento da consciencialização linguística, bem como a formação de atitudes de abertura e de respeito pelo Outro.
Por outro lado, numa época em que as tecnologias desempenham um papel fundamental no quotidiano das crianças, também os quadros interativos, suporte de natureza tecnológica, podem favorecer o processo de aprendizagem. Estes proporcionam uma maior interatividade, promovem um maior envolvimento das crianças e despertam a capacidade de concentração.
O presente trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma podemos sensibilizar as crianças à diversidade linguística, recorrendo ao quadro interativo, partindo de um conto em formato digital. Como pretendíamos atender ao significado dos fenómenos educativos observados, podemos afirmar que o nosso estudo se insere numa investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo utilizado instrumentos de recolha de dados como a observação direta, o registo de videogravação, as notas de campo, o inquérito por questionário e as fichas de registo das crianças.
Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que o contacto precoce das crianças com uma multiplicidade de línguas, permite o desenvolvimento de uma consciência linguística através da identificação e comparação de diferentes línguas. Além disso, através do recurso ao quadro interativo e da abordagem a um conto, verificámos um maior envolvimento na realização das atividades, por parte das crianças, possibilitando a aquisição de conhecimentos tecnológicos, assim como literácitos. Nowadays in a world of many languages and cultures, there is a need for making children aware of languages and it’s diversity importance quite early. In this context, some studies have been showing how awakening to languages enables the development of language awareness, as well as attitude of openness and respect for the Other. On the other hand, when technology plays a major role in a child's daily life, the interactive whiteboards, supporting this technology, may also promote the learning process. They provide greater interactivity, promote a higher commitment of children and awake the capacity to concentrate. The main target of this study has been to understand how can we awake children to languages, by using interactive whiteboards, starting with a story in a electronic form. We wanted to follow the meaning of the observed educational events, we may say that our study belongs to the category of qualitative research, with action-research characteristics. We have used several tools to collect data such as direct observation, video-recording, field notes, questionnaire survey and the children’s sheets. The results allowed us to conclude that children’s early contact with multiple languages enables the development of language awareness, through the identification and comparison of different languages. Additionally, by using the interactive whiteboard and the story approach, we could see children's higher commitment In performing activities, making them get technological knowledge, as well as literacy. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14631 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.