Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Luísa Álvarespt
dc.contributor.authorMagalhães, Sofia Alexandra Gonçalvespt
dc.date.accessioned2015-09-03T11:50:17Z-
dc.date.available2015-09-03T11:50:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14617-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.pt
dc.description.abstractThis paper results from the implementation of a teaching sequence designed in a class of 1st grade of the primary school, around a textual genre – informative text. In general, this research aims to evaluate the effect of the sequence in the development of reading skills, particularly in terms of identification, extraction and manipulation of information. In this sense, the sequence included two stages of evaluation, at the beginning and at the end of the project. Its purpose is to realise a comparative analysis between the two moments. The results show some improvements, at the level of identification and manipulation of information, however, also show that there is still much work to do in terms of reading comprehension.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da leiturapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectCompreensão da leiturapt
dc.subjectTextos informativospt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subject.otherLínguapt
dc.subject.otherConhecimentopt
dc.subject.otherLer para aprenderpt
dc.subject.otherSequência de ensinopt
dc.subject.otherTexto informativopt
dc.subject.other1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.subject.otherCompetência leitorapt
dc.titleLer para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridadept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201594110-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.