Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoveral, Isabelpt
dc.contributor.authorAraújo, Rafael Filipe Moreirapt
dc.date.accessioned2015-08-25T14:24:00Z-
dc.date.available2015-08-25T14:24:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14562-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractEsta Dissertação pretende contribuir para a aprendizagem da teoria conceptual da música e conteúdos teóricos com base na vivência musical. Pretende melhorar as práticas educativas e facilitar a compressão através de uma obra coral intitulada Requiem para um gato. Com base na interpretação desta obra, serão usados os princípios de significação, defendido e corroborado por diversos autores. O Requiem para um gato foi gravado em formato áudio (CD) no Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes. As turmas responsáveis foram os alunos das Classes de Conjunto do 1º, 2º e 3º grau do Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes, onde o Mestrando é professor. Os resultados foram avaliados e concluiu-se que o Requiem para um gato contribuiu para a sensabilização dos alunos para os conteúdos teóricos de Formação Musical nomeadamente, Escala Pentatónica, Escala de dó menor natural e harmónica, Escala Blues menor, escala de tons inteiros, modo lídio, modo dórico e modo frígio.pt
dc.description.abstractThis thesis aims at contributing to the learning of music conceptual theory and theretical contets based on muscal experience. It seeks to improve the educational practices and make understanding easier through a choral work entitled “Requiem for a cat”. The principles of sense defended and confirmed by several authors will be used as basis on the interpretation of this work. The “Requiem for a cat” was recorded in audio format (CD) at the singing school of Leiria Arts Conservatory. The responsible groups were students of the Classes of Music Making Grades, 1, 2 and 3 of the Singing School of Leiria Arts Conservatory, where the Master’s student is a teacher. The results were evaluated and it was conclude that the “Requiem for a cat” helped to acquire and sensitize theoretical conepts of Musical Training namely Pentatonic Scale, C minor and harmonic scales, Minor Blues, whole tone Scale, and Lydian, Dorian and Phriguan modes.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectMúsica coral - Criançaspt
dc.subjectPráticas educativaspt
dc.subjectSignificação (psicologia)pt
dc.subjectTeoria da músicapt
dc.subjectEscalas musicaispt
dc.subject.otherMaterial didático coralpt
dc.subject.otherAprendizagem por significaçãopt
dc.subject.otherRequiem para um gatopt
dc.subject.otherFormação Musicalpt
dc.subject.otherEscalas e Modospt
dc.titleRequiem para um gato : material didático coral para criançaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201590107-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf30.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.