Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1454
Title: A construção curricular da educação física no 1º ciclo do ensino básico : conhecimento e percepções dos professores
Author: Neves, Aníbal Rui de Carvalho Antunes das
Advisor: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Costa, Francisco Carreiro da
Keywords: Didáctica
Educação física
Ensino básico 1º ciclo
Professores de educação física
Papel dos professores
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo analisa e reflecte acerca da construção curricular da Educação Física no âmbito da escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao definir como eixo prioritário e estratégico de análise o pensamento e acção dos professores deste nível de ensino, pretendeu-se considerar a natureza dos seus contextos de vida pessoal e profissional enquanto sujeitos da construção de conhecimento sobre uma área curricular do 1º CEB. Assim, o estudo proposto inspira-se no modelo de pensamento e acção do professor, nas suas dimensões de análise e reflexão sobre a descrição de práticas, juízos e tomadas de decisão inerentes à desconstrução do currículo, no contexto profissional que caracteriza cada território educativo, numa perspectiva fenomenológica de análise e compreensão das perspectivas individuais e sua relação com contextos pessoais, de vida e da comunidade educativa. Com base em dados provenientes de 150 questionários constituintes de uma amostra estratificada a partir da experiência profissional dos professores, foi possível identificar razões e motivos que condicionam a construção em acção do conhecimento específico em EF. Em complementaridade e a partir de 8 narrativas de vida de professores do 1º CEB, com diferenciada intervenção na área de EF, sexo e experiência profissional, aprofundaram-se de forma mais criteriosa os constrangimentos e condicionalismos na construção curricular em EF no 1º CEB. Podemos referir que a natureza do conhecimento específico em EF condiciona a natureza da concepção e intervenção em EF e que há um quadro multi-referencial que influencia, ao longo da vida pessoal e profissional, as decisões dos professores nesta área marginal do currículo. A partir das limitações do estudo e das conclusões a que se chegou, apresentam-se sugestões para estudos futuros.
The present study analyses and reflects upon the curricular construction of Physical Education in elementary education in elementary schools. By defining as a priority and strategic axis of analysis the reasoning and action of the teachers of this schooling level, we aimed at considering the nature of their contexts of personal and professional lives as subjects of the construction of knowledge about a curricular area of elementary education. Therefore, the proposed study finds inspiration in the reasoning and action model of the teacher, in its dimensions of analysis and reflection about the description of practices, judgements and decision making processes inherent to the deconstruction of the curriculum, in the professional context that characterises each educational territory, from a phenomenological perspective of analysis and comprehension of individual perceptions, and their relationships with personal, life and educational community contexts. Based on data from 150 questionnaires that constituted a stratified sample from the professional experience of teachers, it was possible to identify the reasons and motives the condition the construction in action of specific PE knowledge. As a complement and stemming from 8 elementary school teachers’ life narratives, with a different intervention in the PE area, gender and professional experience, the constraints and conditionings of the curricular construction of PE in elementary schooling were detailed and deepened. We can state that the nature of the specific knowledge of PE conditions the nature of the conception and intervention in PE and that there is a multi-referential framework that influences, throughout ones personal and professional life, the decisions of teachers in this curricular area. From the limitations of the study and its conclusions, suggestions for further studies are put forward.
Description: Doutoramento em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/1454
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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