Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14485
Title: A rua como caleidoscópio cultural: as visitas de estudo
Author: Matias, André Manuel Ruivo Senos
Advisor: Andrade, Isabel
Keywords: Ensino de línguas
Língua espanhola - Ensino secundário
Viagens de estudo
Educação línguistica
Educação cultural
Educação informal
Língua portuguesa Ensino secundário
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho analisa a Visita de Estudo, no contexto específico do ensino não-formal, como instrumento motivador e potenciador do estudo de língua(s), literatura(s) e cultura(s) com alunos do Ensino Secundário no sistema educativo português. Neste particular, procurou-se apresentar a necessidade e a mais-valia de o aluno de Línguas contactar com a rua – esse conceito vivo e caleidoscópico. Este projeto, baseado numa reflexão sobre o ensino formal, não-formal e informal, e no modo como estes se influenciam e amplificam, implementou duas Visitas de Estudo para alunos do Ensino Secundário na disciplina de Português (12.º ano) e de Espanhol Língua Estrangeira (10.º ano). A estas visitas acresce ainda a dinamização de Sessões de Literatura (Docere et Delectare – Literatura em Vida), de carácter facultativo, que se constituíram como momentos de motivação e sustentação teórico-analítica das temáticas abordadas durante a Visita de Estudo desenvolvida no âmbito da disciplina de Português. Participando das características da investigação-ação e do estudo de caso, neste relatório foram privilegiados como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário (aplicado em três momentos precisos do projeto – a priori, in tempus, a posteriori ), notas de campo e grupo focal (focus group). Na medida em que implementámos duas visitas de estudo, obtivemos seis inquéritos, dois textos de notas de campo e realizámos dois grupos focais. Os resultados permitiram concluir que, no contexto específico da sua implementação, as Visitas de Estudo (sendo estas, sempre que possível, auxiliadas por sessões de motivação/preparação) são ferramentas produtivas e profícuas no processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos adquirir e aumentar as suas competências, formando-os como alunos e como cidadãos. Além disso, os resultados permitiram, de igual modo, apresentar as Visitas de Estudo como um modus operandi de banda larga, abrangendo áreas do conhecimento que não se confinam ao campo restrito da disciplina proponente da atividade. Como conclusão do estudo, defende-se, em estrutura de superfície, uma desmistificação do conceito de Visita de Estudo e, em estrutura profunda, uma prática eficiente do ensino não-formal, potenciando a utilização dessa ferramenta como um instrumento vital no contexto específico do Ensino de Línguas.
The present work analyses the Study Visit, in the specific context of non-formal education, as a motivating and enabling instrument in the study of language(s), literature(s) and culture(s) with Secondary School pupils in the Portuguese educational system. In this regard, an attempt has been made to present the need and the added value, for the language student, to be in contact with the street - this lively and kaleidoscopic concept. This project, based on the consideration of the formal, non-formal and informal teaching, and how they influence and strengthen each other, proposed two study visits for secondary school students in the Portuguese subject (12. Grade) and Spanish as a Foreign Language (10. grade). Besides these visits, sessions of Literature (Docere et delectare – Literature in Life) were fostered. These sessions were optional, and worked as moments of motivation and theoretical-analytical support to the subjects addressed during the Study Visit developed within the Portuguese subject. Attending to the characteristics of action research and of the case study, in this report were privileged, as instruments of data collection, the questionnaire survey (used in three specific moments of the project – a priori, in tempus, a posteriori), field notes and focal group (focus group). As two study visits were organized, it was possible to obtain six questionnaires and two texts of field notes and to conduct two focal groups. The results allowed to conclude that in the specific context of its implementation, the study visits (these being, whenever possible, backed up by motivation / preparation sessions) are productive and fruitful tools in the teaching-learning process, allowing students to acquire and increase their skills, training them as students and as citizens. Moreover, the results also allowed to present study visits as a broad modus operandi, covering areas of knowledge which are not confined to the narrow field of the subject activity’s proponent. In conclusion to the study, it is argued, in a superficial framework, the unveiling of the concept of Study Visit, and at closer range, an efficient practice of nonformal education, enhancing the use of this instrument as a vital tool in the specific context of Language Teaching.
Description: Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14485
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.