Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Fátimapt
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorSousa, Susana Cristina Valente dept
dc.date.accessioned2015-07-20T14:16:33Z-
dc.date.available2015-07-20T14:16:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14459-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Especialpt
dc.description.abstractEste trabalho teve o propósito de conceber um brinquedo adaptado e ajustado às necessidades especiais de uma criança com atraso de desenvolvimento da linguagem, que frequenta a Educação Pré-Escolar e é acompanhada por um centro de recursos para as tecnologias da informação e comunicação (CRTIC), procurando-se compreender qual o impacto do brinquedo no desenvolvimento das suas competências comunicativas. Seguindo uma metodologia de estudo de caso, dirigiram-se inquéritos por questionário a profissionais da Educação Especial, verificando-se que a maioria não utiliza o brinquedo adaptado como gostaria devido aos custos elevados e insuficientes qualidade e adequabilidade. Revelou-se, portanto, pertinente a criação de um produto de apoio que pudesse colmatar essas lacunas, nomeadamente sob a forma de um brinquedo adaptado versátil e de baixo custo. Elaborou-se um plano de trabalhos em conformidade com o calendário letivo, prevendo-se a execução de todas as etapas do processo de criação de uma boneca adaptada, desde a fase conceptual, adaptação e construção de componentes, montagem do produto final e, finalmente, a intervenção com a criança. Para o efeito, procuraram-se parcerias estratégicas que, embora interessantes, se revelaram disfuncionais tendo em conta o calendário estabelecido. Recorrendo a técnicos da nossa rede de contactos, especializados em eletrónica e mecânica, que se dispuseram a colaborar na materialização das nossas ideias, o resultado foi a criação uma boneca adaptada a uma consola de comunicação extensível a oito botões, versátil e configurável. Após a identificação das necessidades da criança e subsequente intervenção e avaliação, concluiu-se ter havido uma importante melhoria ao nível das competências comunicativas e da linguagem, visíveis sobretudo no vocabulário, agora mais rico e diversificado. Acreditamos poder atribuir à boneca adaptada um papel de mediadora nos processos de comunicação e interação com a criança em estudo. A realização de uma oficina de adaptação de brinquedos, em parceria com o CRTIC e uma entidade da região, culminou o nosso trabalho.pt
dc.description.abstractThis work aimed to design a toy adapted and ajusted to the special needs of a child with language delay, who attends the pre-school education and is accompanied by a resource center for information and communication technologies (CRTIC), seeking to understand the toys impact in the development of communication skills. Following a case study methodology, questionnaire surveys were headed to special education professionals, verifying the majority of them does not use the adapted toy as much as they would like, due not only to the limited quantity and quality of the available options, but also due their high costs. This study showed up to create a product that could fill these gaps, particularly in the form of an adapted toy, versatile and inexpensive. A work plan was prepared in accordance with the school calendar, predicting all stages of the creation process, from the adaptation and construction os components, assembly and finally intervention with the child. To achieve this, we looked up strategic partnerships that while interesting, proved dysfunctional given the schedule. Resorting to skilled professional in electronics and mechanics from our contacts network, we created a doll adapted to a communications console extensible up to eight buttons, versatile and configurable. After the identification of the child´s needs and subsequent intervention and evaluation, it was concluded that there was a significant improvement in terms of communication and interaction with the child. The realization of a toy adaptation workshop, in partnerships with CRTIC and a regional entity, concluded our work.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectPessoas com necessidades especiais - Criançaspt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectBrinquedospt
dc.subjectActividades de aprendizagempt
dc.subject.otherBrinquedo adaptadopt
dc.subject.otherComunicaçãopt
dc.subject.otherLinguagempt
dc.subject.otherNecessidades especiaispt
dc.titleBrinquedo adaptado e comunicação na criança com necessidades especiaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201594765-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.