Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14434
Title: Atividades sobre poluição do ar envolvendo o recinto escolar
Author: Silva, Daniela Costa e
Advisor: Capelo, Ana Margarida de Oliveira
Keywords: Ciências da educação
Educação em ciências
Ensino das ciências
Ensino básico 2º ciclo
Poluição do ar
Gestão do ambiente
Trabalhos práticos
Ensino
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na perspetiva de que “a compreensão da ciência deve passar pela aplicação dos conceitos na resolução de problemas de vida real” (Martins e Veiga, 1999, p. 56), aponta-se como principal objetivo do ensino das Ciências, o de educar cientificamente a população para que se consciencialize dos problemas do mundo, da sua possibilidade de atuação sobre eles, e da sua capacidade de modificar as situações (Diaz, 2002). No caso particular de problemas relacionados com a poluição do ar, a Educação em Ciências formal pode ter um papel fundamental na construção de conhecimentos acerca do ar, da sua qualidade e da sua importância para os seres vivos, podendo contribuir para promover mudanças nas práticas quotidianas, não comprometendo desta forma as gerações futuras. A investigação empírica desenvolvida, no âmbito do relatório de estágio que se apresenta, pretendeu estudar um grupo de alunos do 5.º ano de escolaridade, onde a professora estagiária e investigadora do presente trabalho desenvolvia a Prática Pedagógica Supervisionada, à disciplina de Ciências da Natureza. Teve como objetivos: i) tomar consciência das preocupações dos alunos sobre problemas de poluição do ar e do seu interesse na preservação da qualidade do mesmo; ii) promover a utilização e/ou desenvolvimento, pelos alunos, de conhecimentos sobre a poluição do ar; iii) analisar a (re)formulação de conceções, pelos alunos, sobre a importância do ar para a qualidade de vida. Para isso, conceberam-se e implementaram-se atividades práticas sobre a poluição do ar, ao nível da melhoria da qualidade do ar e envolvendo o recinto da própria escola. Como forma de recolha de dados, recorreu-se à aplicação de um questionário, três guiões de atividades e de observação direta e participante. Os resultados obtidos indiciam a construção de conhecimentos pelos alunos, nomeadamente, no que diz respeito aos poluentes atmosféricos, causas e consequências, e possíveis medidas a tomar para melhoria da qualidade do ar. Estes resultados indiciam igualmente a importância da utilização do recinto escolar para o desenvolvimento das atividades práticas, no sentido de permitir um maior envolvimento dos alunos nas atividades, sua sensibilização para assuntos do ambiente, como sobre a poluição do ar, e suas consequências na qualidade de vida das pessoas. Este maior envolvimento, numa perspetiva de um ensino centrado num contexto que é familiar ao aluno, coloca em questão o enfoque no ensino meramente reprodutor dos conteúdos presentes no manual.
In the perspective that “the understanding of science should involve the application of concepts in solving real life problems” 1(Martins and Veiga, 1999, p. 56), it is pointed out as the main goal of science education, the scientifically educate people so that they consciencialize world’s problems, its possibility of acting on them, and their ability to modify situations (Diaz, 2002). In the particular case of problems related to air pollution, the formal Sciences Education can play a key role in building knowledge about the air, its quality and its importance for living beings, and can help promote changes in daily practices to prevent compromising future generations. Empirical research conducted under the internship report, intended to study a group of students of the 5th grade where the trainee teacher and researcher of this study developed the Supervised Teaching Practice and held within the discipline of Natural Sciences. Aimed to: i) become aware of the concerns of students about problems of air pollution and its interest in preserving the it´s quality; ii) promote the use and/or development by the students of knowledge about air pollution; iii) analize the (re)formulation of conceptions by students about the importance of air to the quality of life. For this, we have designed and implemented practical activities about air pollution, in terms of improving the quality of air and around the school grounds itself. As a way of collecting data, we resorted to the application of one questionnaire, three screenplays of activities and direct and participant observation. The results indicate the construction of knowledge by the students, particularly with regard to air pollutants, causes and consequences, and possible measures to contribute to improve air quality. These results also indicate the importance of using the school grounds for the development of practical activities to allow greater involvement of students in activities, their awareness of environmental issues such as air pollution and its consequences on quality of life people. This increased involvement, from a perspective of a centered teaching in a context that is familiar to the student, challenges the focus on the teacher´s role of merely reproducing teaching materials.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14434
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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