Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1440
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dc.contributor.advisorVieira, Rui Marquespor
dc.contributor.authorGomes, Beatriz Maria da Costapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:40:31Z-
dc.date.available2011-04-19T13:40:31Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1440-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpor
dc.description.abstractDurante os últimos anos a Ciência e a Tecnologia têm sido reconhecidas como essenciais no desenvolvimento económico, cultural e social das sociedades. Os estudantes, como futuros cidadãos, devem estar preparados para tomarem decisões que requerem uma compreensão da interacção da ciência e da tecnologia e da sua relação com a sociedade. Daí a crescente relevância da Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos currículos de Ciências. Neste sentido, assume-se como importante a Formação Continuada de professores, associada ao desenvolvimento de boas práticas para o ensino das Ciências, cuja finalidade primordial é a melhoria das aprendizagens dos alunos. O estudo que se apresenta relata um processo de desenvolvimento de um programa de formação em ciências no ensino básico 2.º e 3.º Ciclos, de cariz CTS. Para dar resposta às questões de investigação, nomeadamente: (i) como desenvolver um programa de formação, de forma a implementar novas estratégias e recursos didácticos CTS?; (ii) qual o impacte do programa de formação, nas concepções sobre CTS e nas práticas dos professores de ciências do 2.º e 3.º ciclos envolvidos neste estudo?, este estudo desenvolveu-se em três fases: (i) Desenvolvimento do Programa de formação; (ii) avaliação do impacte do Programa de formação, utilizando um questionário de avaliação do PF; (iii) levantamento das concepções e práticas didáctico-pedagógicas sob orientação CTS, após o PF, aplicando o questionário VOSTS – Views on Science-Technology-Society (Versão abreviada de 19 itens – adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) e utilizando o “Instrumento de Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS”, desenvolvido por Vieira (2003) e ainda recorrendo a um diário do Investigador focado nos registos da observação das aulas de cada professora colaboradora. Esta investigação de natureza qualitativa adoptou o formato de estudo de caso. Os dados recolhidos, através dos instrumentos e técnicas utilizados neste estudo permitiram caracterizar as concepções e práticas desenvolvidas pelas quatro formandas, após o PF. Os resultados obtidos, apontam no sentido deste PF ter contribuído para um impacte positivo nas concepções e práticas das professoras envolvidas no estudo, uma vez que passaram a: (i) ter menos concepções ingénuas de Ciência, Tecnologia e da sua inter-relação com a Sociedade (ii) utilizar novas estratégias de ensino e de aprendizagem das ciências, (iii) criar hábitos de trabalho colaborativo de forma a desenvolver competências profissionais, pessoais e sociais, que se reflectiram na forma como as professoras colaboradoras, neste estudo, passaram a concretizar o ensino das ciências. Durante o Programa de formação, as professoras evidenciaram que aquando de um trabalho colaborativo e de reflexão, são capazes de inovar as suas práticas didáctico-pedagógicas. Este estudo apresenta um contributo, ainda que modesto, no desenvolvimento de programas de Formação continuada no 2º e 3º CEB em ciências, com orientação CTS, de acordo com o previsto no Currículo Nacional do Ensino Básico. ABSTRACT: In the last few years, science and technology have been recognized as an essential element in the economic, cultural and social development of any society. Students, as future citizens, must be prepared to make decisions which require an understanding of the interaction of science and technology and its relationship with society. Consequently, there is a greater relevance of Science, Technology and Society Education, (Portuguese acronym CTS) in the science curriculum. Underlying this objective is the continued training of teachers, associated to the development of good practices for the teaching of Sciences, whose primary objective is an improved student learning. The study being presented, describes the process of developing a CTS program of science training at the Basic Education Level. In order to address the research questions, namely: (i) How to develop a Teacher Education Program to implement new strategies and CTS teaching materials? ; (ii) what is the impact of the Teacher Education Program, on the CTS conceptions and the science teaching practices on the Basic Education Level involved in this study?, this study was developed in three phases: (i) Development of the Teacher Education Program; (ii) evaluation of the impact of the Teacher Education Program, using an evaluation questionnaire of the TP; (iii) survey of the conceptions and educational practices under the CTS guidelines, after the TP, using a VOSTS questionnaire - Views on Science-Technology-Society (Shortened 19 item Version - Portuguese adaptation of Canavarro, 2000) and using an “Instrument to Define CTS Teaching Practices”, developed by Vieira (2003) and relying also on the Investigator’s Diary of the class observation of each collaborating teacher. This qualitative research adopted a case study format. The data, collected through the various instruments and techniques used in this study allowed for a classification the practices and conceptions developed by the four trainees, after the TP. The obtained results, point in the direction that the TP had a positive impact on the practices and conceptions of the teachers involved in the study considering that it lead to: (i) less naive conceptions of Science, Technology and of its interrelation with the Society (ii) a greater use of new education and learning strategies for sciences, (iii) the creation of cooperative work practices to develop professional, personal and social skills, which is reflected in the manner in which the collaborating teachers, in this study, began to teach sciences. During the Teacher Education Program, the teachers confirmed that during a cooperative and reflective work, they were able to innovate their teaching practices. This study presents a contribution, albeit modest, in the development of Continuing Teacher Education Programs in CTS Sciences for Basic Education, according t the guidelines set forth by the National Basic Education Curriculum.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000235901por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessores do básico 2º ciclopor
dc.subjectEficiência dos professorespor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectMelhoria do ensinopor
dc.titleDesenvolvimento de um programa de formação de professores do 2º CEB em ciênciaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
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DEP - Dissertações de mestrado

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