Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14393
Title: Uma abordagem à cortesia verbal no ensino-aprendizagem de ELE
Author: Assunção, Liana Sofia de
Advisor: Mora, Carlos de Miguel
Keywords: Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Competência comunicativa
Ensino de línguas
Prática pedagógica
Compreensão oral
Estratégias de aprendizagem
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório final de estágio reporta-se a um projeto de intervenção e foi desenvolvido em concomitância com a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, tendo sido aplicado a uma turma de Espanhol de 10.º ano (nível B1). Nele, propõe-se uma abordagem às questões da cortesia verbal no contexto de ensino-aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), com o intuito de averiguar em que medida o estudo da cortesia contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Partindo de uma revisão da literatura sobre as principais teorias e conceitos-chave de análise da cortesia verbal, levou-se a cabo um trabalho de investigação, recorrendo a procedimentos e instrumentos de recolha de dados como a observação direta, inquéritos por questionário, análise documental e notas de campo. Como técnica de análise de dados elegeu-se a análise de conteúdo, combinando a metodologia quantitativa e qualitativa e procedendo-se à triangulação metodológica e de dados para uma maior fidelidade na interpretação dos dados. Após a intervenção, verificou-se que os discentes se mostraram sensibilizados para as variações socioculturais e pragmáticas da expressão de cortesia e melhoraram a sua competência comunicativa em ELE. Os resultados obtidos demonstram também a necessidade de dedicar mais tempo a este projeto de intervenção didática, por forma a aprofundar alguns conteúdos e trabalhar a capacidade de reflexão metalinguística dos alunos.
Este informe final resulta de un proyecto de intervención didáctica desarrollado en simultáneo con la unidad curricular de Prácticas de Enseñanza Supervisada y aplicado a un grupo de Español de 10.º curso (nivel B1). El informe se propone abordar las cuestiones de la cortesía verbal en el contexto de enseñanza-aprendizaje de Español como Lengua Extranjera (ELE), con objeto de averiguar qué puede aportar el estudio de la cortesía al desarrollo de la competencia comunicativa de los estudiantes. Partiendo de una revisión de la literatura sobre las principales teorías y conceptos clave del análisis de la cortesía verbal, se ha llevado a cabo un trabajo de investigación, con recurso a instrumentos y procedimientos de recogida de datos tales como observación directa, cuestionarios, análisis documental y notas de campo. Como técnica de análisis de datos se ha elegido la técnica de análisis de contenido, combinando las metodologías cuantitativa y cualitativa y realizando una triangulación metodológica y de datos para conseguir una mayor fidelidad en la interpretación de los datos. Terminada la intervención, se ha constatado que los estudiantes se habían concienciado de las variaciones socioculturales y pragmáticas de la expresión de cortesía y habían mejorado su competencia comunicativa en ELE. Los resultados demuestran asimismo la necesidad de dedicar más tiempo a este proyecto de intervención didáctica a fin de profundizar en algunos contenidos y trabajar la capacidad de reflexión metalingüística de los alumnos.
This final Training report refers to an intervention project, implemented with a 10th grade Spanish learners class (level B1) and was developed along with the formative component of the Supervised Pedagogical Practice. The aim of the project is to approach to verbal politeness questions in the Spanish as a Foreign Language (SFL) teaching and learning process, in order to see if the politeness study contributes to the development of students’ communication skills. After a review of the studies about the most significant verbal politeness theories and key concepts, a research work was developed, using data collection methods and instruments such as direct observation, questionnaire, documentary analysis and field notes. For data analysis it was privileged a content analysis, combining both quantitative and qualitative methodologies, and for a more accurateness data interpretation it was also implemented the triangulation of methods and data. After the intervention, it was showed that the students were more sensitive for the social, cultural and pragmatic variations of politeness and improved their communicative skills in SFL. The obtained results also demonstrate that it would be necessary to dedicate more time to this intervention project, in order to get deeper into some of the contents and increase the students’ metalinguistic reflexion skills.
Description: Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) no Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/14393
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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