Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14391
Title: Mundos virtuais no ensino superior
Author: Cruz, Sérgio Paulo Heleno da
Advisor: Bettencourt, Teresa
Keywords: Multimédia em educação
Ensino à distância
Aprendizagem em ambientes virtuais
Ensino superior
Comunidades virtuais
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Movidos pelo interesse na utilização dos mundos virtuais (MV) nas instituições de ensino superior (IES), propusemo-nos realizar esta investigação. Nela caracterizamos as motivações que levam as IES a estarem presentes nos MV e identificamos as formas de utilização e exploração que estas instituições dão aos espaços criados nestes mundos, bem como os benefícios que o uso dos MV pode aportar para o ensino na Real Life (RL). Desta forma procuramos compreender até que ponto a utilização destes mundos pode contribuir para uma nova abordagem à educação a distância (EaD) e/ou ao sistema de b-learning das IES e quais as mais-valias que a utilização dos MV aportam para as IES relativamente às mesmas atividades na RL. O presente estudo seguiu uma metodologia de investigação apoiada nas pesquisas bibliográfica, documental e descritiva, com o recurso a inquéritos, a entrevistas e centrado no estudo de caso das IES que se encontram nos MV e neles desenvolvem atividades educativas. Os resultados demonstram que são os docentes os impulsionadores da presença das IES nos MV, com o objetivo de potenciarem a EaD e de divulgarem a instituição à qual pertencem a um vasto público-alvo. A partir do momento em que as IES exploram os MV, a sua utilização passa a contribuir para uma nova abordagem à EaD e ao sistema de b-learning. Esta abordagem expressa-se na possibilidade de potenciar as atividades já realizadas na EaD e no b-learning, por exemplo aulas, tutorias ou a criação de comunidades de prática, na criação de novas áreas de pesquisas e de simulação e na oferta de ferramentas que permitem a realização de novas atividades virtuais, designadamente congressos, conferências, workshops e atividades lúdicas constituídas por eventos musicais, exposições e lançamentos de publicações. Quanto às mais-valias que a utilização dos MV aporta para as IES relativamente às mesmas atividades realizadas na RL, os resultados permitem-nos verificar que estes mundos reduzem os custos das atividades para os utilizadores e para as IES, facilitam a participação e a pontualidade dos elementos, possibilitam a criação de comunidades de prática e de simulações que são impossíveis de realizar na RL, complementam o ensino e desenvolvem novas competências. O estudo permitiu ainda avançar com sugestões para o sucesso da utilização dos MV nas IES. Há que ter em atenção a necessidade de aquisição de novas competências dos utilizadores, a inevitabilidade de algum investimento económico das IES e dos participantes, a apertada segurança das redes que impedem o funcionamento dos MV e a sobrecarga de dados que o 3D exige da rede e dos computadores dos participantes.
Moved by interest in the use of virtual worlds (VW) in higher education institutions (HEI), we proposed to carry out this investigation where we characterize the motivations that take the HEI to be present in the VW and identify the different forms of use and exploration that these institutions offer to the spaces created in these worlds, as well as the benefits that they can provide in real life (RL) teaching. In this sense, we want to understand the extent to which the use of these worlds can contribute to a new approach to distance education and/or b-learning system of HEI. We also want to determine the added value brought to HEI by the use of VW, within the context of the same RL activities. The present study followed a research methodology based on bibliographic, documentary and descriptive inquiries, using surveys and interviews. It focused on the case study of HEI that can be found within VW where they develop their educational activities. Results show that teachers are the promoters of the presence of HEI in VW, aiming to potentiate distance education and disclose to a wide target audience the institution that they belong to. From the moment when HEI start exploring VW, a new approach to distance learning and b-learning system becomes possible, which is expressed by the creation of new areas of research and simulation, as well as the chance to potentiate previously carried out distance education and b-learning activities, e.g. lectures, tutorships or the creation of communities of practice, and by offering tools that allow the creation of new activities, including meetings, conferences, workshops and recreational activities consisting of musical events, exhibitions and publications release. As for the added value that the use of VW brings to HEI, considering those same activities in RL, the results allow us to confirm that these worlds reduce activity cost for both users and HEI, facilitate participation and punctuality of their members, enable the creation of communities of practice and simulations that are impossible to achieve in RL, complement the teaching and ease the development of new skills. We also attest that, for the successful use of VW in HEI, one must take into account the need for users to acquire new skills, the inevitability of some economic investment by HEI and participants, the security of networks where VW are used and the predictable data overload that 3D demands from the network and from the participants’ computers.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/14391
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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