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http://hdl.handle.net/10773/14391
Title: | Mundos virtuais no ensino superior |
Author: | Cruz, Sérgio Paulo Heleno da |
Advisor: | Bettencourt, Teresa |
Keywords: | Multimédia em educação Ensino à distância Aprendizagem em ambientes virtuais Ensino superior Comunidades virtuais |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Movidos pelo interesse na utilização dos mundos virtuais (MV) nas
instituições de ensino superior (IES), propusemo-nos realizar esta
investigação. Nela caracterizamos as motivações que levam as IES a
estarem presentes nos MV e identificamos as formas de utilização e
exploração que estas instituições dão aos espaços criados nestes mundos,
bem como os benefícios que o uso dos MV pode aportar para o ensino na
Real Life (RL). Desta forma procuramos compreender até que ponto a
utilização destes mundos pode contribuir para uma nova abordagem à
educação a distância (EaD) e/ou ao sistema de b-learning das IES e quais
as mais-valias que a utilização dos MV aportam para as IES relativamente
às mesmas atividades na RL.
O presente estudo seguiu uma metodologia de investigação apoiada nas
pesquisas bibliográfica, documental e descritiva, com o recurso a inquéritos,
a entrevistas e centrado no estudo de caso das IES que se encontram nos
MV e neles desenvolvem atividades educativas.
Os resultados demonstram que são os docentes os impulsionadores da
presença das IES nos MV, com o objetivo de potenciarem a EaD e de
divulgarem a instituição à qual pertencem a um vasto público-alvo. A partir
do momento em que as IES exploram os MV, a sua utilização passa a
contribuir para uma nova abordagem à EaD e ao sistema de b-learning.
Esta abordagem expressa-se na possibilidade de potenciar as atividades já
realizadas na EaD e no b-learning, por exemplo aulas, tutorias ou a criação
de comunidades de prática, na criação de novas áreas de pesquisas e de
simulação e na oferta de ferramentas que permitem a realização de novas
atividades virtuais, designadamente congressos, conferências, workshops e
atividades lúdicas constituídas por eventos musicais, exposições e
lançamentos de publicações.
Quanto às mais-valias que a utilização dos MV aporta para as IES
relativamente às mesmas atividades realizadas na RL, os resultados
permitem-nos verificar que estes mundos reduzem os custos das atividades
para os utilizadores e para as IES, facilitam a participação e a pontualidade
dos elementos, possibilitam a criação de comunidades de prática e de
simulações que são impossíveis de realizar na RL, complementam o ensino
e desenvolvem novas competências.
O estudo permitiu ainda avançar com sugestões para o sucesso da
utilização dos MV nas IES. Há que ter em atenção a necessidade de
aquisição de novas competências dos utilizadores, a inevitabilidade de
algum investimento económico das IES e dos participantes, a apertada
segurança das redes que impedem o funcionamento dos MV e a sobrecarga
de dados que o 3D exige da rede e dos computadores dos participantes. Moved by interest in the use of virtual worlds (VW) in higher education institutions (HEI), we proposed to carry out this investigation where we characterize the motivations that take the HEI to be present in the VW and identify the different forms of use and exploration that these institutions offer to the spaces created in these worlds, as well as the benefits that they can provide in real life (RL) teaching. In this sense, we want to understand the extent to which the use of these worlds can contribute to a new approach to distance education and/or b-learning system of HEI. We also want to determine the added value brought to HEI by the use of VW, within the context of the same RL activities. The present study followed a research methodology based on bibliographic, documentary and descriptive inquiries, using surveys and interviews. It focused on the case study of HEI that can be found within VW where they develop their educational activities. Results show that teachers are the promoters of the presence of HEI in VW, aiming to potentiate distance education and disclose to a wide target audience the institution that they belong to. From the moment when HEI start exploring VW, a new approach to distance learning and b-learning system becomes possible, which is expressed by the creation of new areas of research and simulation, as well as the chance to potentiate previously carried out distance education and b-learning activities, e.g. lectures, tutorships or the creation of communities of practice, and by offering tools that allow the creation of new activities, including meetings, conferences, workshops and recreational activities consisting of musical events, exhibitions and publications release. As for the added value that the use of VW brings to HEI, considering those same activities in RL, the results allow us to confirm that these worlds reduce activity cost for both users and HEI, facilitate participation and punctuality of their members, enable the creation of communities of practice and simulations that are impossible to achieve in RL, complement the teaching and ease the development of new skills. We also attest that, for the successful use of VW in HEI, one must take into account the need for users to acquire new skills, the inevitability of some economic investment by HEI and participants, the security of networks where VW are used and the predictable data overload that 3D demands from the network and from the participants’ computers. |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14391 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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