Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorArvins, Ana Rita Nunes dept
dc.date.accessioned2015-07-09T08:57:52Z-
dc.date.available2015-07-09T08:57:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14369-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Especialpt
dc.description.abstractCom este trabalho, desenvolvido no âmbito de um estágio em contexto de creche com 12 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos, pretendíamos estudar a influência dos contos-de-fadas no desenvolvimento da comunicação e linguagem das crianças deste grupo. Realizou-se uma avaliação inicial, recorrendo à Schedule of Growing Sills II, onde se verificou que o desenvolvimento evidenciado por quatro crianças encontrava-se num intervalo abaixo da respetiva idade cronológica, relativamente à área de “Audição e linguagem”. Na área da “Fala e linguagem”, uma destas crianças apresentava também um desenvolvimento que se encontrava dois intervalos abaixo da respetiva idade cronológica. A intervenção consistiu na apresentação ao grupo de crianças de dois contos-de-fadas: “O Capuchinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”. Numa primeira abordagem, as histórias foram contadas oralmente. De seguida, foram utilizados diferentes recursos: o livro, o avental das histórias, fantoches, dramatização, apresentação em powerpoint, canções,… Na avaliação final, sete meses após a primeira avaliação, registou-se uma melhoria geral das competências linguísticas, não ficando nenhuma das crianças abaixo do esperado para as crianças da sua idade, em nenhuma das áreas de competências avaliadas.pt
dc.description.abstractThe aim of this study, carried out during an internship at school context with 12 children between 2 and 3 years old, was to analyse the influence of fairy-tales in the development of communication and language of the children in this group. An initial evaluation was made using the Schedule of Growing Skills II. It was verified that the development evidenced by four children was in a range below the respective chronological age, respecting to the area of "Listening and language." In the area of "Speech and language", one of these children also had a two intervals below development according to the respective chronological age. The intervention consisted of the presentation, to the group of children, of two fairy-tales: "Little Red Riding Hood" and "The Three Little Pigs". In a first approach, the stories were told orally. Then, we used different resources: the books, “the story apron”, puppets, drama, a powerpoint presentation, songs,... In the final evaluation, seven months later than the first one, there was a general improvement of language skills. None of the children were below expectations for children of their age, in any of the evaluated areas skills.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopt
dc.subjectPerturbações da comunicaçãopt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectPerturbações da linguagempt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectContos de fadaspt
dc.subject.otherComunicaçãopt
dc.subject.otheraquisição e desenvolvimento da linguagempt
dc.subject.otherperturbações da comunicaçãopt
dc.subject.othercontos-de-fadaspt
dc.titleOs contos de fadas como promotores do desenvolvimento da comunicação e linguagem na primeira infânciapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201564637-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os contos de fadas como promotores da comunicação e limguagem na primeira infância.pdf15.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.