Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14359
Title: Participação da comunidade científico-tecnológica nas práticas das ciências do 2º CEB
Author: Seabra, Mónica Sofia Coelho
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Didática das ciências
Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo
Estratégias de aprendizagem
Tecnologia da educação
Ensino das ciências
Desenvolvimento tecnológico
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na atualidade a Ciência e a Tecnologia têm uma forte influência na sociedade. De facto, todos os dias somos confrontados com acontecimentos sobre as relações cada vez mais intrínsecas e complexas que se criam e desenvolvem entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Estas relações colocam e exigem vários desafios aos cidadãos. Nesta ótica, a educação em ciências tem vindo a apontar para a valorização da perspetiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) com vista à formação de cidadãos cientificamente mais literados, informados e capazes de tomar decisões responsáveis. Todavia, os sistemas educativos nem sempre têm desenvolvido práticas ligadas aos elementos característicos da orientação CTS. Consequentemente, evidencia-se um crescente desinteresse dos alunos pela aprendizagem das ciências. Torna-se portanto, fulcral introduzir mudanças de ênfase nas práticas de ensino e de apendizagem. Neste contexto, a presente investigação tem como finalidade averiguar se a estratégia pedagógica de envolver elementos da comunidade científicotecnológica, no âmbito do ensino das ciências, contribui para a mudança das conceções CTS dos alunos do 6.º ano de escolaridade. Em função desta finalidade, foram desenvolvidas e implementadas sessões que promovessem a participação de cientistas/tecnólogos numa turma com 21 alunos inseridos numa Escola Básica do 2.º e 3.º CEB do distrito de Aveiro. Esta investigação desenvolveu-se segundo um paradigma sociocrítico, numa perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se diferentes instrumentos, designadamente a versão de Nunes (1996) do Views On Science-Technology- Society de Aikenhead, Ryan e Fleming (1989), as fichas de registo dos alunos, os questionários de autoavaliação das sessões e o diário do investigador. Por meio destes, verificou-se que os alunos, na globalidade, evidenciaram conceções consentâneas com as categorias definidas como aceitáveis e realistas da ciência e da tecnologia e das suas inter-relações com a sociedade. Da análise dos resultados conclui-se que as sessões implementadas e dinamizadas pelos elementos da comunidade científico-tecnológica, a nível geral, contribuíram também para a mudança das conceções CTS dos alunos. Com efeito, estas sessões afiguram-se um modesto contributo para a promoção de práticas educativas inovadoras, com orientação CTS, numa perspetiva de literacia científica.
Nowadays, Science and Technology have a strong influence on society. In fact, we are confronted with more intrinsic and complex events about the relationships between Science, Technology and Society every day. These relationships set and demand several challenges to citizens. From this point of view, education in Science has been aiming at the STS (Science-Technology- Society) perspective valorization in order to educate more scientifically literate, informed and responsible decision-making citizens. Nevertheless, educational systems have not always developed practices connected to the STS characteristic guideline elements. Consequently, it is evident a growing disinterest by the students in learning sciences. Therefore, it is fundamental to introduce emphatic changes in teaching and learning practices. Within this framework, the present investigation aims to inquire if the educational strategy of involving scientific-technological community members in the context of science teaching, contributes to change 6th grade students STS conceptions. Accordingly, sessions to promote the participation of scientists/technologists were developed and implemented in a classroom with 21 students in Elementary levels in the Aveiro district. This investigation has been developed according to a social-critical paradigm, in a qualitative methodological perspective, based on a research plan of Research-Action. In data collection, several instruments have been used, namely instruments - Nunes (1996) version of Views On Science-Technology- Society by Aikenhead, Ryan and Fleming (1989), student registration forms, self-evaluation questionnaires and diary of investigator. Through these, it was verified that, globally, students showed consistent conceptions with the categories defined as acceptable and realistic of science and technology and their relation with society. In general, from the results analysis, it was concluded that the implemented sessions, led by the science-technological community members also contributed to a change in students’ STS conceptions. With effect, these sessions appear to be a modest contribution to a promotion of innovative educational practices, with STS orientation, on a scientific literacy perspective.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14359
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado



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