Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14353
Title: Validação e implementação do questionário "Atitudes face à ciência"
Author: Santos, Nádia Patrícia Maia
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Formação de professores
Educação em ciências
Formação em serviço
Formação inicial de professores
Atitudes dos professores
Professores de ciências
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A atenção dada às atitudes dos professores em serviço e aos professores em formação inicial face à Ciência tem vindo a ser considerada uma área fundamental da investigação no que à educação diz respeito. Contudo, o processo de investigação das mesmas tem vindo a tornar-se complexo e em desenvolvimento uma vez que são poucos os instrumentos que, efetivamente demonstram as atitudes dos professores em serviço e em formação inicial face à Ciência. Neste contexto, o presente estudo tem como finalidade investigar quais as atitudes dos professores em serviço e de formação inicial, validar para Portugal um instrumento concebido para averiguar quais as atitudes que estes sujeitos têm face à ciência e realizar propostas de formação de professores para (re)construção ou clarificação da suas atitudes perante a Ciência. No que se refere às questões de investigação, foram formuladas duas: Quais as atitudes dos professores de formação inicial face à Ciência? e Quais as atitudes dos professores em serviço face à Ciência?. Esta investigação desenvolveu-se segundo uma perspetiva quantitativa e com base num plano survey. A implementação do questionário decorreu com professores em serviço inseridos no Agrupamento de Escolas de Aveiro e com professores de formação inicial da Universidade de Aveiro, contando com um total geral de 67 inquiridos. Com base nos questionários verificou-se que após a análise das médias, em algumas questões, tanto os professores em formação inicial como os professores em serviço manifestaram uma atitude mais negativa face à Ciência, nomeadamente nos subatributos Dificuldade, Ansiedade, Satisfação e Dependência do Contexto. Já as diferenças das atitudes entre os dois grupos verificou-se que apenas nos subatributos Dificuldade e Satisfação existem diferenças estatisticamente significativas. Da análise dos resultados pode-se concluir que as atitudes dos professores em serviço face à Ciência são negativas; mesmo assim professores em formação inicial são mais positivas. Neste sentido, o conhecimento acerca das atitudes dos professores poderá ser importante para a aposta em programas de formação para a (re)construção ou clarificação da suas atitudes perante a Ciência. O presente relatório serve para que se tenha uma imagem mais realista e contemporânea sobre o conhecimento científico atual.
The attention given to the attitudes of inservice and preservice teachers towards science has been considered a key area of research in science education. However, their process of investigation has becoming complex and still in developing since there are few instruments that effectively demonstrate the attitudes of inservice and preservice teachers toward science. Within this framework, the present study aims to investigate what the attitudes of inservice and preservice teachers, to validate and instrument, to Portugal, designed to ascertain the attitudes to inservice and preservice teachers toward science and to propose ways of training teachers to re(construct) and clarify their attitudes towards science. Regarding the research, there were formulated two questions: What are the attitudes of inservice teachers toward science? and What are the attitudes of preservice teachers toward science?. This research was developed on a quantitative perspective and based on a survey. The implementation of the instrument took place with inservice teachers entered into the Aveiro grouping of schools and with preservice teachers at the University of Aveiro, with a total of 67 respondents. Considering the instrument used, it can be verified that, after the analysis of the average, in some questions either the preservice or the inservice teachers show a negative attitude towards science, namely on the subattributes Difficulty, Anxiety, Satisfaction and Context Dependency. About the differences, we can verify that the only subattributes that show statistically significant differences are Difficulty and Satisfaction. Analysing the results, it can be concluded that inservice teachers attitudes towards science are negative, and the attitudes of preservice teachers are more positive. Considering this, the knowledge regarding teachers attitudes may be an important investment in training programs for the (re) construction or clarification of their attitudes toward science. This study shows a more realistic and contemporary picture about the current scientific knowledge.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/14353
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Validação e implementação do questionário_Atitudes face à Ciência.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.