Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14329
Title: Perfil e comportamento do consumidor verde no contexto de crise económica
Author: Amado, Pedro Rafael
Advisor: Filipe, Sandra Sarabando
Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Keywords: Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing ambiental
Crise económica
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Abstract: Todos nós estamos conscientes da problemática ambiental e do nosso contributo na proteção e melhoria da qualidade de vida no planeta. Este fato toma forma, através das políticas e necessidades ambientais impostas às organizações e nos produtos (verdes) que tentam ir de encontro às necessidades dos consumidores. O Marketing Verde, tem vindo a assumir um papel importante, funciona como uma ferramenta capaz de dar solução a estes novos desafios ambientais. Devido à crise mundial que temos assistido, nos últimos anos, os agentes económicos vêm os seus rendimentos diminuídos, tal reflete-se no seu poder de compra e potencialmente na compra de produtos verdes. Neste sentido, e tendo em conta que a crise económica, também afetou Portugal, é de todo pertinente estudar de que forma é que os consumidores portugueses se envolvem com esta tendência que é o marketing verde e até que ponto é que o grau de comportamento verde depende da sua condição económica. Os resultado obtidos através de variáveis sociodemográficas e socioeconómicas levam à identificação de alguns comportamentos que podem ser interessantes para o marketing, nomeadamente, no que dita a algumas alterações do comportamento dos indivíduos. As conclusões retiradas com o estudo em causa, levam a concluir que a maioria dos inquiridos apresenta um comportamento verde elevado e que a crise não tem afetado de forma notória esse comportamento.
We are all aware of environmental problems and about our contribution in protecting and improving the quality of life on the planet. This fact takes shape, through the policies and environmental needs imposed on organizations and products (green) that trying to meet the needs of consumers. The Green Marketing that has assumed an important role, functions as a tool capable of provide solutions to these new environmental challenges. Due to the global crisis that we have witnessed in recent years, economic agents seeing their income reduced, what is reflected in their purchasing power and probably in buying green products. In this sense, and taking into account that the economic crisis also affected Portugal, it is pertinent to consider how portugueses consumers engage with this trend, that is green marketing and the extent to which the degree of green performance depends of their economic condition. The results obtained by demographic and socioeconomic variables lead to the identification of some behaviors that may be interesting for marketing, in particular, on the individual behavior changes. The conclusions drawn from this study lead to deduction that most of respondents has a high green behavior and that the crisis has not affected this behavior.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/14329
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.