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http://hdl.handle.net/10773/14329
Title: | Perfil e comportamento do consumidor verde no contexto de crise económica |
Author: | Amado, Pedro Rafael |
Advisor: | Filipe, Sandra Sarabando Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira |
Keywords: | Marketing Comportamento do consumidor Marketing ambiental Crise económica |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro |
Abstract: | Todos nós estamos conscientes da problemática ambiental e
do nosso contributo na proteção e melhoria da qualidade de vida no
planeta. Este fato toma forma, através das políticas e necessidades
ambientais impostas às organizações e nos produtos (verdes) que
tentam ir de encontro às necessidades dos consumidores. O Marketing
Verde, tem vindo a assumir um papel importante, funciona como uma
ferramenta capaz de dar solução a estes novos desafios ambientais.
Devido à crise mundial que temos assistido, nos últimos anos,
os agentes económicos vêm os seus rendimentos diminuídos, tal
reflete-se no seu poder de compra e potencialmente na compra de
produtos verdes.
Neste sentido, e tendo em conta que a crise económica,
também afetou Portugal, é de todo pertinente estudar de que forma é
que os consumidores portugueses se envolvem com esta tendência
que é o marketing verde e até que ponto é que o grau de
comportamento verde depende da sua condição económica.
Os resultado obtidos através de variáveis sociodemográficas e
socioeconómicas levam à identificação de alguns comportamentos que
podem ser interessantes para o marketing, nomeadamente, no que
dita a algumas alterações do comportamento dos indivíduos. As
conclusões retiradas com o estudo em causa, levam a concluir que a
maioria dos inquiridos apresenta um comportamento verde elevado e
que a crise não tem afetado de forma notória esse comportamento. We are all aware of environmental problems and about our contribution in protecting and improving the quality of life on the planet. This fact takes shape, through the policies and environmental needs imposed on organizations and products (green) that trying to meet the needs of consumers. The Green Marketing that has assumed an important role, functions as a tool capable of provide solutions to these new environmental challenges. Due to the global crisis that we have witnessed in recent years, economic agents seeing their income reduced, what is reflected in their purchasing power and probably in buying green products. In this sense, and taking into account that the economic crisis also affected Portugal, it is pertinent to consider how portugueses consumers engage with this trend, that is green marketing and the extent to which the degree of green performance depends of their economic condition. The results obtained by demographic and socioeconomic variables lead to the identification of some behaviors that may be interesting for marketing, in particular, on the individual behavior changes. The conclusions drawn from this study lead to deduction that most of respondents has a high green behavior and that the crisis has not affected this behavior. |
Description: | Mestrado em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14329 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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