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Title: Avaliação de empresas : estudo de caso
Author: Marques, Carla Sofia Vieira
Advisor: Pinto, Maria Manuela Rebelo
Keywords: Avaliação de empresas
Finanças empresariais
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Abstract: A avaliação é um dos temas mais relevantes na área das finanças empresariais e a avaliação de empresas em particular assume, cada vez mais, um papel de destaque no contexto empresarial. Atualmente, qualquer gestor tem como objetivo a criação de valor para os seus acionistas. Este facto associado às modificações ocorridas na estrutura empresarial que têm conduzido, a nível nacional e internacional, à ocorrência de cada vez mais processos de aquisição, de fusão e cisão de empresas, a processos de privatização e abertura de capital, ainda, a processos de liquidação e reestruturação, entre outros, tornam a avaliação de empresas fundamental. Assim se justifica a pertinência do tema. Neste trabalho efetua-se uma revisão bibliográfica dos modelos que servem de base à avaliação de empresas. Sendo que não existe um modelo perfeito, nem sequer uns melhores do que outros, existem sim, modelos mais adequados consoante a situação em concreto. O principal objetivo desta dissertação é a avaliação do Grupo Impresa, S.G.P.S, S.A., de modo a apurar o valor intrínseco das suas ações, reportado a 31/12/2013. A motivação para a seleção deste Grupo reside, por um lado, no facto de este ser um dos maiores grupos de media em Portugal e, por outro lado, no facto de a Impresa ter sido a empresa com melhor comportamento em bolsa no ano de 2013. A avaliação foi realizada com base no modelo dos cash flows descontados e pelo modelo de avaliação relativa. Com esta avaliação, concluiu-se que o valor de mercado da Impresa não reflete o valor do Grupo existindo um potencial de valorização.
Valuation is one of the most relevant topics in corporate finance and company valuation particularly takes, more and more, a prominent role in business context. Nowadays, any manager has the goal of creating value for the shareholders. This fact and the modifications that happened in the business context, not only in a national but also in an international level, that leading to the occurrense of more and more cases of acquisition, merger and division of companies, also privatization processes, Initial Public Offering, liquidation and reestructuring, among others, make company valuation essential. That’s why this is a relevant topic. This work begins with a literature review of the models as a basis for valuing a business. There is not a perfect model, not even a model better than the others, but for each company, depending on the situation, some models are more suitable than others. The main goal in this project is the Group Impresa, S.G.P.S, S.A., valuation that leads to the shares’ intrinsic value, repportted to 31/12/2013. The motivation to select this Group lies in the fact that this is one of the largest media groups in Portugal and it was the company with the best performance on the stock market in 2013. The valuation was taken through the discounted cash flows model and the relative valuation model. The conclusion of this valuation is that the market value of Impresa doesn´t reflects the value of the Group and there is an appreciation potential.
Description: Mestrado em Contabilidade - Auditoria
URI: http://hdl.handle.net/10773/14321
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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