Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14261
Title: Gestão da qualidade e reforma da prestação de serviços de saúde: estudo de caso
Author: Martins, Catarina Alexandra Fecha
Advisor: Figueiredo, Hugo Casal
Keywords: Administração pública
Serviços de saúde
Gestão da qualidade
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os hospitais têm sofrido uma crescente pressão no sentido da provisão de serviços de maior qualidade. A Total Quality Management (TQM) emerge como uma potencial solução para o desenvolvimento da qualidade nas organizações de saúde. Contudo, as estratégias de gestão da qualidade implementadas nem sempre produzem resultados sustentados e duradouros. Com o presente estudo pretende-se conhecer o grau de implementação da qualidade no Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) e quais os desafios e potencialidades que enfrenta no momento atual. Pretende-se também aferir quais são os constrangimentos e potencialidades a nível supra organizacional para a implementação ou continuidade destes processos. A análise de conteúdo a 17 entrevistas semi estruturadas a profissionais de três níveis hierárquicos distintos (administração, elementos da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente – Comissão da QSD- e prestadores de cuidados) da referida organização, permitiu concluir que não existe uma cultura de qualidade enraizada em todo o hospital. Verifica-se a existência de estratégias de qualidade implementadas de forma fragmentada, essencialmente para cumprimento de normativos legais definidos por entidades supra organizacionais. O estudo poderá funcionar como facilitador e adjuvante do processo de implementação/continuidade da qualidade nesta organização, constituindo-se também como uma ferramenta de benchmarking e um manual de boas práticas para a implementação da qualidade de forma sustentada em organizações hospitalares.
Hospitals have been suffering an increasing pressure in the provision of higher quality services. The Total Quality Management (TQM) emerges as a potential solution to the development of quality in health organizations. However, quality management strategies implemented do not always produce sustained and lasting results. The aim of the present study was to know the degree of quality implementation in Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), specifically the challenges and potentialities that are facing in the actual moment and which are the constraints and potential in the upper level of organization for the implementation /continuity of these processes Content analysis was obtained after 17 semi structured interviews to professionals from three different hierarchical levels of the organization (Management, Quality and Safety Commission – QSD – and Healthcare professionals), and it was concluded that there isn’t a rooted culture of quality in throughout the hospital, as well as the existence of quality strategies implemented in a fragmented way, essentially for compliance with legal regulations emanated by organizational supra-entities, without sustainability. The study might work as a facilitator and adjuvant of the implementation process/continuity of quality in this organization, constituting also itself as a benchmarking tool and a manual of best practices for the implementation of quality in a sustained manner in hospital organizations.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/14261
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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