Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/14156
Title: Intervenção psicoeducativa em sobreviventes de cancro da mama : a intervenção de grupo com estratégias baseadas em mindfulness
Author: Lima, Mariana Cristina Marques
Advisor: Monteiro, Sara Otília Marques
Keywords: Psicologia clinica
Cancro da mama
Psicologia do comportamento
Psicoterapia
Estratégias de adaptação emocional
Qualidade de vida
Terapia cognitiva
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os avanços tecnológicos emergentes nas últimas décadas a par do progresso científico no âmbito oncológico, resultaram na implementação de terapêuticas adaptadas a cada doente e no aumento exponencial do número de sobreviventes. As intervenções psicoeducativas de grupo têm sido indicadas como benéficas para sobreviventes de cancro da mama e as intervenções baseadas em mindfulness apontadas como úteis no tratamento desta população. O presente estudo surge neste contexto, com o objetivo de avaliar o impacto de um programa de intervenção psicoeducativo com a integração de estratégias baseadas em mindfulness, num grupo de mulheres sobreviventes de cancro da mama e analisar os efeitos ao nível da qualidade de vida, sintomas psicopatológicos, estratégias de coping e autoconceito. Decorreu no Aces Baixo Vouga, onde foram recrutadas 21 mulheres: 10 foram propostas a intervenção e 11 constituíram o grupo controlo. As participantes preencheram o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Europeia de Investigação e Tratamento do Cancro com o módulo suplementar de cancro da mama (EORTC QLQ-C3O e BR-23), a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (EADH), o Cancer Coping Questionnaire (CCQ) e o Inventário Clínico de Autoconceito (ICAC) no início e no final da intervenção. As sobreviventes que não tiveram intervenção apresentaram deterioração da autoeficácia, domínio do autoconceito e piores resultados na função emocional, domínio da qualidade de vida. O grupo de intervenção apresentou melhorias na autoeficácia. Em suma, este trabalho revelou-se útil na medida em que se verificou que a implementação de uma intervenção deste tipo conduz a efeitos positivos em mulheres sobreviventes de cancro da mama.
The emerging technological advances in recent decades abreast of scientific progress in cancer context, resulted in the implementation of therapies tailored to each patient and the exponential increase in the number of survivors. The psychoeducational group interventions have been shown to be beneficial for survivors of breast cancer and mindfulness based interventions identified as useful in treating this population. This study arises in this context, with the aim of evaluating the impact of a psychoeducational intervention program with the integration of mindfulness based strategies in a group of women survivors of breast cancer and to analyze the effects on the quality of life, symptoms psychopathology, coping strategies and self-concept. Held at Aces Baixo Vouga, where 21 women were recruited: 10 were proposed intervention and 11 constituted the control group. The participants completed the Quality of Life Questionnaire of the European Organization for Research and Treatment of Cancer with additional (EORTC QLQ-C3O and BR-23), the Scale Hospital Anxiety and Depression (EADH) module Breast Cancer, Cancer Coping Questionnaire (CCQ) and the Clinical Self-Concept Inventory (ICAC) at the beginning and end of the intervention. The survivors who had no intervention showed deterioration of self-efficacy, mastery of self and the worst results in emotional function domain of quality of life. The intervention group showed improvements in self-efficacy. In short, this work has been useful in that it was found that the implementation of such intervention leads to positive effects on women survivors of breast cancer.
Description: Mestrado em Psicologia - Psicologia Clínica e da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10773/14156
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf5.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.