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http://hdl.handle.net/10773/14156
Title: | Intervenção psicoeducativa em sobreviventes de cancro da mama : a intervenção de grupo com estratégias baseadas em mindfulness |
Author: | Lima, Mariana Cristina Marques |
Advisor: | Monteiro, Sara Otília Marques |
Keywords: | Psicologia clinica Cancro da mama Psicologia do comportamento Psicoterapia Estratégias de adaptação emocional Qualidade de vida Terapia cognitiva |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Os avanços tecnológicos emergentes nas últimas décadas a par do progresso
científico no âmbito oncológico, resultaram na implementação de terapêuticas
adaptadas a cada doente e no aumento exponencial do número de
sobreviventes. As intervenções psicoeducativas de grupo têm sido indicadas
como benéficas para sobreviventes de cancro da mama e as intervenções
baseadas em mindfulness apontadas como úteis no tratamento desta
população. O presente estudo surge neste contexto, com o objetivo de avaliar
o impacto de um programa de intervenção psicoeducativo com a integração de
estratégias baseadas em mindfulness, num grupo de mulheres sobreviventes
de cancro da mama e analisar os efeitos ao nível da qualidade de vida,
sintomas psicopatológicos, estratégias de coping e autoconceito. Decorreu no
Aces Baixo Vouga, onde foram recrutadas 21 mulheres: 10 foram propostas a
intervenção e 11 constituíram o grupo controlo. As participantes preencheram
o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Europeia de
Investigação e Tratamento do Cancro com o módulo suplementar de cancro da
mama (EORTC QLQ-C3O e BR-23), a Escala de Ansiedade e Depressão
Hospitalar (EADH), o Cancer Coping Questionnaire (CCQ) e o Inventário
Clínico de Autoconceito (ICAC) no início e no final da intervenção.
As sobreviventes que não tiveram intervenção apresentaram deterioração da
autoeficácia, domínio do autoconceito e piores resultados na função
emocional, domínio da qualidade de vida. O grupo de intervenção apresentou
melhorias na autoeficácia.
Em suma, este trabalho revelou-se útil na medida em que se verificou que a
implementação de uma intervenção deste tipo conduz a efeitos positivos em
mulheres sobreviventes de cancro da mama. The emerging technological advances in recent decades abreast of scientific progress in cancer context, resulted in the implementation of therapies tailored to each patient and the exponential increase in the number of survivors. The psychoeducational group interventions have been shown to be beneficial for survivors of breast cancer and mindfulness based interventions identified as useful in treating this population. This study arises in this context, with the aim of evaluating the impact of a psychoeducational intervention program with the integration of mindfulness based strategies in a group of women survivors of breast cancer and to analyze the effects on the quality of life, symptoms psychopathology, coping strategies and self-concept. Held at Aces Baixo Vouga, where 21 women were recruited: 10 were proposed intervention and 11 constituted the control group. The participants completed the Quality of Life Questionnaire of the European Organization for Research and Treatment of Cancer with additional (EORTC QLQ-C3O and BR-23), the Scale Hospital Anxiety and Depression (EADH) module Breast Cancer, Cancer Coping Questionnaire (CCQ) and the Clinical Self-Concept Inventory (ICAC) at the beginning and end of the intervention. The survivors who had no intervention showed deterioration of self-efficacy, mastery of self and the worst results in emotional function domain of quality of life. The intervention group showed improvements in self-efficacy. In short, this work has been useful in that it was found that the implementation of such intervention leads to positive effects on women survivors of breast cancer. |
Description: | Mestrado em Psicologia - Psicologia Clínica e da Saúde |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14156 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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