Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/14151
Title: | Soluções de transição da sobrelevação no projeto de autoestradas |
Author: | Sousa, Ruben David Costa |
Advisor: | Benta, Agostinho Macedo, Joaquim Miguel Gonçalves |
Keywords: | Engenharia civil Vias de comunicação Auto-estradas - Drenagem Aquaplanagem |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | No presente trabalho é proposta uma análise sobre as condições de
drenagem de águas pluviais em zonas de transição da sobrelevação nas
autoestradas.
A preocupação na redução dos acidentes rodoviários tem sido crescente nos
últimos anos. Bastantes acidentes rodoviários são causados diretamente por
erros de conceção e projeto das vias da comunicação. Uma problemática
bastante pertinente é a acumulação de águas pluviais nas faixas de rodagem,
que se traduz na perda de aderência a velocidades menores que as de
projeto, através do fenómeno da hidroplanagem.
As zonas de sobrelevação são pontos singulares. As autoestradas
apresentam características especiais, por exemplo, um perfil transversal
extenso e velocidade de circulação elevada. A combinação destes dois
elementos exige uma análise cuidada.
Desta forma, com a utilização de uma ferramenta gráfica e numérica, o
Matlab, foi desenvolvido um script que é um programa que através da
introdução dos dados que definem o plano e as chuvadas, são devolvidos
valores para analisar a drenagem de água na via e permite também a
comparação entre os diferentes tipos de soluções de disfarce.
Como principais conclusões foi possível reter que as soluções parabólicas
mais complexas apresentam melhor desempenho na drenagem de água e foi
percetível que a utilização de métodos simples que calculem a altura da
lâmina de água apenas através da extensão da linha de escoamento
apresentam limitações na utilização de concordâncias longitudinais. In this work an analysis of the conditions of stormwater drainage in areas of transition from superelevation in highways is proposed. The concern in reducing road accidents has been increasing in recent years. Plenty of road accidents are caused directly by errors in conceiving and design of communication pathways. A very pertinent issue is the accumulation of rainwater in the lanes, which results in loss of traction at speeds less than the project through the phenomenon of hydroplaning. The superelevation zones are singular points. The roads have special characteristics, for example, extensive cross-section and higher velocity. The combination of these two elements requires careful analysis. Therefore, using a graphical and numerical tool, Matlab, was developed a script which is a program that by introducing the data that defines the plan and rainstorms, values are returned to analyze the water drainage on the road and also allows the comparison between different solutions. The main conclusions was possible to retain the most complex parabolic solutions present perform better in water drainage and it was noticeable that the use of simple methods to calculate the height of the water blade only through the extension of the outflow line of the present limitations in the use of longitudinal concordances. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14151 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.