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Title: Registo clínico eletrónico da intervenção em crianças com perturbações da linguagem: contexto clínico
Author: Gomes, Diana Sofia Correia
Advisor: Queirós, Alexandra
Keywords: Ciências da fala e da audição
Perturbações da linguagem - Crianças
Terapia da fala
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Introdução: O desenvolvimento das tecnologias de informação reflete-se a nível da evolução em saúde. Consequentemente existe um aperfeiçoamento nos meios de diagnóstico e tratamento na prestação de cuidados de saúde. Para que se evite a falta de informação, a redundância das questões e disseminando um cuidado holístico centrado no utente existe a necessidade da realização de um registo eletrónico para potenciar os cuidados de saúde prestados. A eficácia da prática profissional do terapeuta da fala pode ser facilitada através da criação de um registo de saúde eletrónico na área da terapia da fala, e assim aprimorar a prestação de cuidados de saúde. Objetivos: O estudo tem como objetivos a sistematização dos procedimentos na intervenção em crianças com perturbações da linguagem em contexto clínico, a conceptualização de um modelo de informação, que permita registar os procedimentos utilizados pelo terapeuta da fala e a validação do modelo de informação. Método: A conceptualização do modelo de informação implicou a pesquisa e revisão bibliográfica e a realização de um questionário inicial (n=45), cujo objetivo era auxiliar o desenvolvimento do modelo de informação, em linguagem UML, para o registo da intervenção realizada em perturbações da linguagem. Posteriormente foi desenvolvido um protótipo do modelo realizado. Protótipo, esse que é referente ao registo de intervenção. Através da realização do questionário de validação (n=37), cujo objetivo era explorar os interfaces do protótipo apresentado, foi possível aferir a adequação de conteúdos para o registo de informação e a necessidade de inserir ou retirar algum item do mesmo. Resultados/Discussão: Os resultados do estudo revelam que o protótipo do modelo apresentado é funcional verificando-se assim a pertinência e utilidade do mesmo. Conclusão: Com dados recolhidos constatou-se que para o grupo de terapeutas inquiridos, o modelo é funcional e uma mais-valia para o processo terapêutico.
Introduction: The development of information technology is also reflected on the evolution in health. Consequently, there is an improvement in the means of diagnosis and treatment in the provision of health care. Order to avoid the lack of information, redundancy issues and disseminating a holistic user centered care there is a need of conducting an electronic registry to enhance the care provided. The effectiveness of the professional practice of the speech therapist can be facilitated through the creation of an electronic health record in the field of speech therapy, and thus enhance the delivery of health care. Objectives: The study aims to systematize the procedures in intervention for children with language disorders in a clinical context, the conceptualization of an information model, to record the procedures used by speech therapist and validation of the information model. Method: The conceptualization of the information model implied the research and literature review and conducting an initial questionnaire (n = 45), whose aim was to assist the development of the information model in UML, for recording the intervention performed in language disorders. Subsequently it was developed a prototype model. This prototype is related to the registration of intervention. Through the completion of the validation questionnaire (n = 37), whose objective was to explore the interfaces of the prototype, it was possible to assess the suitability of content for the registration information and the need to insert or remove an item from it. Results / Discussion: The study results reveal that the prototype of the model presented is functional checking the relevance and usefulness of it. Conclusion: For the group of therapists surveyed, it was found from the data that the model is functional and an added value to the therapeutic process.
Description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/13960
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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