Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13955
Title: A Web 2.0 como catalisadora da leitura recreativa pelas crianças
Author: Rosa, Elisabete de Jesus
Advisor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Keywords: Tecnologia da informação e comunicação
Leitura recreativa
Redes sociais
Ensino básico 1º ciclo
Web 2.0
Literacia
Motivação para a aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivemos numa sociedade rodeada e movida pelas novas tecnologias em que a atração pelo digital é uma constante. A revolução tecnológica mudou os hábitos de vida dos cidadãos, em particular, dos jovens e crianças que gostam de estar sempre conectados. A presente investigação pretende averiguar em que medida as ferramentas da Web 2.0 são um meio de motivar os alunos do 1.º ciclo do ensino básico para a leitura recreativa. Nesse intuito, utilizámos a metodologia de um Estudo de Caso, que se realizou com uma turma do 4.º ano do primeiro ciclo do Ensino Básico, da Escola Básica do Agrupamento de Escolas de Mortágua. Foram realizadas doze sessões onde apresentamos e exploramos sites de promoção da leitura, bem como algumas ferramentas da Web 2.0. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação de dois inquéritos por questionário e pela observação direta ao longo das sessões. A primeira aplicação dos inquéritos por questionário realizou-se antes das sessões desenvolvidas e, o segundo, após a dinamização das doze sessões. No grupo estudado há alunos que gostam de ler. Na sua maioria são motivados por fatores intrínsecos apesar de no seio familiar, ainda, existir uma grande percentagem de progenitores que não têm o hábito de os levar às feiras de livros, livrarias, biblioteca municipal, bem como abordar a temática da importância da leitura. Os alunos consideram que as ferramentas Web 2.0 são um meio para a motivação da leitura recreativa.
We live in a society surrounded and affected by the new technologies, in which the connection with the digital world is continuous. The technological revolution has changed the life habits of the citizens, especially of youngsters and children, who like to be connected at all time. This study aims at knowing to what extent the Web 2.0 tools motivate the children for amusing reading in the elementary school. For this purpose, we used the case study methodology, in which we analysed a class of elementary school students in the “Escola Básica do Agrupamento de Escolas de Mortágua”. We undertook twelve sessions, during which we explored reading promoting sites and also some Web 2.0 tools. The gathering of the data was performed through the application of two questionnaires and by direct observation during the sessions. The first application of the questionnaires took place before developing the sessions, while the second occurred after those sessions. In this study group there were students who liked reading. Most of them were motived by intrinsic factors, though, within the family, the habits of reading, of taking children to book markets, bookstores, public libraries, as well calling their attention to the importance of reading are not very common habits. The students considered that the Web 2.0 tools are a way of motivating amusing reading.
Description: Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
URI: http://hdl.handle.net/10773/13955
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese15.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.