Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13943
Title: | Os tablets no suporte à exploração de histórias com crianças surdas: especificação e prototipagem da história interativa "O rato do campo e o rato da cidade" |
Author: | Pereira, Diogo Miguel Magalhães |
Advisor: | Almeida, Ana Margarida Pisco Pereira, Pedro Miguel dos Santos Beça |
Keywords: | Comunicação multimédia Tecnologia educativa Surdos - Crianças Deficientes auditivos Necessidades educativas especiais Multimédia interactiva - Histórias |
Defense Date: | Dec-2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A tecnologia teve um crescimento exponencial nas ultimas
décadas em todos os sectores abrangidos pela sociedade em
que vivemos. Novos dispositivos eletrónicos foram introduzidos
no mercado, revolucionando os paradigmas de interação até
agora conhecidos. Estes novos dispositivos ajustam-se também
às faixas etárias mais novas, proporcionando-lhes oportunidades
educativas mais envolventes. É, portanto, natural que crianças
com necessidades educativas especiais sejam alvo de estudos e
investigações neste campo, considerando que as suas
especificidades orientam a criação de materiais educativos
ajustados às suas limitações e considerando as suas
capacidades. É fundamental aproveitar as constantes evoluções
tecnológicas para o benefício daqueles que necessitam de
materiais adequados às suas diferenças.
Na presente investigação pretende-se dar mais um contributo
para o estudo e desenvolvimento de materiais tecnológicos
educativos para crianças com necessidades especiais,
nomeadamente para crianças surdas. Através da conceção de
uma aplicação para dispositivos tácteis, nomeadamente para
tablets, e partindo de uma adaptação da história infantil “o Rato
da campo e o Rato da cidade” foi prototipada uma aplicação, em
articulação com um projeto, em curso, do Programa Doutoral em
Design da Universidade de Aveiro. A aplicação concebida foi
especificada para ir ao encontro das necessidades do públicoalvo,
integrando, por exemplo, vídeos com uma intérprete de
língua gestual portuguesa que pretendem prestar apoio
navegação e exploração.
Os dados recolhidos durante este estudo, nomeadamente os que
foram recolhidos durante as sessões de teste preliminar da
aplicação prototipada, indicam que a utilização das dispositivos
táteis apresentam potencialidades no apoio aos processos de
ensino-aprendizagem de crianças surdas, sendo, portanto,
fundamental, dar continuidade a estudos desta natureza. The technology has grown exponentially in recent decades in all sectors covered by the society in which we live. New electronic devices were introduced to the market, revolutionizing the interaction paradigms that were so far known. These new devices also adjust themselves to the younger age groups, providing them with more engaging educational opportunities. It is, therefore, natural that children with special educational needs are the focus of studies and research in this field, taking into account that their specificities guide the creation of educational materials adjusted to their limitations and considering its capabilities. It is essential to take advantage of the constant technological developments for the benefit of those who need specific materials suitable to their differences. In the present study, we intend to further contribute to the study and development of educational technological materials for children with special needs, particularly for deaf children. Through the design of an application for tactile devices, particularly for tablets, and using an adaptation of the children's story "The field mouse and the city mouse", an application was prototyped in cooperation with a developing project, the Doctoral Program in Design of the University of Aveiro. The application was specifically designed to meet specified needs of the target audience by integrating, for example, videos featuring a portuguese sign language interpreter for support on navigation and exploration. The data collected during this study, particularly those collected during the preliminary test sessions of the prototyped application, indicate that the use of tactile devices have the potential to support the processes of teaching and learning of deaf children, and is therefore crucial to continue studies of this nature. |
Description: | Mestrado em Comunicão Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13943 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.