Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13943
Title: Os tablets no suporte à exploração de histórias com crianças surdas: especificação e prototipagem da história interativa "O rato do campo e o rato da cidade"
Author: Pereira, Diogo Miguel Magalhães
Advisor: Almeida, Ana Margarida Pisco
Pereira, Pedro Miguel dos Santos Beça
Keywords: Comunicação multimédia
Tecnologia educativa
Surdos - Crianças
Deficientes auditivos
Necessidades educativas especiais
Multimédia interactiva - Histórias
Defense Date: Dec-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A tecnologia teve um crescimento exponencial nas ultimas décadas em todos os sectores abrangidos pela sociedade em que vivemos. Novos dispositivos eletrónicos foram introduzidos no mercado, revolucionando os paradigmas de interação até agora conhecidos. Estes novos dispositivos ajustam-se também às faixas etárias mais novas, proporcionando-lhes oportunidades educativas mais envolventes. É, portanto, natural que crianças com necessidades educativas especiais sejam alvo de estudos e investigações neste campo, considerando que as suas especificidades orientam a criação de materiais educativos ajustados às suas limitações e considerando as suas capacidades. É fundamental aproveitar as constantes evoluções tecnológicas para o benefício daqueles que necessitam de materiais adequados às suas diferenças. Na presente investigação pretende-se dar mais um contributo para o estudo e desenvolvimento de materiais tecnológicos educativos para crianças com necessidades especiais, nomeadamente para crianças surdas. Através da conceção de uma aplicação para dispositivos tácteis, nomeadamente para tablets, e partindo de uma adaptação da história infantil “o Rato da campo e o Rato da cidade” foi prototipada uma aplicação, em articulação com um projeto, em curso, do Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro. A aplicação concebida foi especificada para ir ao encontro das necessidades do públicoalvo, integrando, por exemplo, vídeos com uma intérprete de língua gestual portuguesa que pretendem prestar apoio navegação e exploração. Os dados recolhidos durante este estudo, nomeadamente os que foram recolhidos durante as sessões de teste preliminar da aplicação prototipada, indicam que a utilização das dispositivos táteis apresentam potencialidades no apoio aos processos de ensino-aprendizagem de crianças surdas, sendo, portanto, fundamental, dar continuidade a estudos desta natureza.
The technology has grown exponentially in recent decades in all sectors covered by the society in which we live. New electronic devices were introduced to the market, revolutionizing the interaction paradigms that were so far known. These new devices also adjust themselves to the younger age groups, providing them with more engaging educational opportunities. It is, therefore, natural that children with special educational needs are the focus of studies and research in this field, taking into account that their specificities guide the creation of educational materials adjusted to their limitations and considering its capabilities. It is essential to take advantage of the constant technological developments for the benefit of those who need specific materials suitable to their differences. In the present study, we intend to further contribute to the study and development of educational technological materials for children with special needs, particularly for deaf children. Through the design of an application for tactile devices, particularly for tablets, and using an adaptation of the children's story "The field mouse and the city mouse", an application was prototyped in cooperation with a developing project, the Doctoral Program in Design of the University of Aveiro. The application was specifically designed to meet specified needs of the target audience by integrating, for example, videos featuring a portuguese sign language interpreter for support on navigation and exploration. The data collected during this study, particularly those collected during the preliminary test sessions of the prototyped application, indicate that the use of tactile devices have the potential to support the processes of teaching and learning of deaf children, and is therefore crucial to continue studies of this nature.
Description: Mestrado em Comunicão Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/13943
Appears in Collections:DECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf25.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.