Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13937
Title: Economi-cidade: contributo do design de jogos para a literacia financeira
Author: Vieira, Ana Rita Peixoto
Advisor: Providência, Francisco
Tavares, Aida Isabel Pereira
Keywords: Design de produtos
Literacia financeira
Jogos educativos
Ludicidade
Economia
Defense Date: 31-Oct-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este projecto de dissertação tem por objectivo melhorar a literacia financeira através da construção de um jogo didáctico. Apesar da longa relação histórica entre o homem e o dinheiro, maioritariamente enquanto mediador social na troca de bens verifica-se hoje em dia um profundo desconhecimento sobre o quadro da economia global e o actual sistema financeiro. Desta forma o público-alvo deste projecto incide na geração infanto-juvenil, elucidando-os para conceitos que possam ser transversais no seu futuro, incentivando-os a desenvolverem um pensamento crítico enquanto seres sociais que são. Nos parâmetros da educação pública das escolas portuguesas não consta (pelo menos no quadro de escolaridade obrigatória) nenhum tipo de educação de índole financeira, o que julgamos ser crucial para uma melhor integração, intervenção e responsabilidade social de qualquer indíviduo. No âmbito do projecto do Museu do Dinheiro (museografia de: Francisco Providência em colaboração com Miguel Palmeiro; Game design¹: Mário Vairinhos) decidimos propor o desenvolvimento de um projecto de Merchandising a ele inerente, que se baseia no desenho de um artefacto lúdico, atribuindo-lhe a forma de jogo de tabuleiro, apresentando as principais temáticas económicas e financeiras, por forma a combater a iliteracia financeira. Partimos do conceito de game design¹ ou design de jogos para a criação da narrativa deste jogo, para a construção de regras, principais características e o envolvimento interactivo com o jogador.
Este projecto de dissertação tem por objectivo melhorar a literacia financeira através da construção de um jogo didáctico. Apesar da longa relação histórica entre o homem e o dinheiro, maioritariamente enquanto mediador social na troca de bens verifica-se hoje em dia um profundo desconhecimento sobre o quadro da economia global e o actual sistema financeiro. Desta forma o público-alvo deste projecto incide na geração infanto-juvenil, elucidando-os para conceitos que possam ser transversais no seu futuro, incentivando-os a desenvolverem um pensamento crítico enquanto seres sociais que são. Nos parâmetros da educação pública das escolas portuguesas não consta (pelo menos no quadro de escolaridade obrigatória) nenhum tipo de educação de índole financeira, o que julgamos ser crucial para uma melhor integração, intervenção e responsabilidade social de qualquer indíviduo. No âmbito do projecto do Museu do Dinheiro (museografia de: Francisco Providência em colaboração com Miguel Palmeiro; Game design¹: Mário Vairinhos) decidimos propor o desenvolvimento de um projecto de Merchandising a ele inerente, que se baseia no desenho de um artefacto lúdico, atribuindo-lhe a forma de jogo de tabuleiro, apresentando as principais temáticas económicas e financeiras, por forma a combater a iliteracia financeira. Partimos do conceito de game design¹ ou design de jogos para a criação da narrativa deste jogo, para a construção de regras, principais características e o envolvimento interactivo com o jogador.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/13937
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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