Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvespor
dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpor
dc.contributor.authorCação, Olga Sofia Ascensopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:39:42Z-
dc.date.available2011-04-19T13:39:42Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1392-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractActualmente, os Ambientes Virtuais a três dimensões são encarados como poderosas ferramentas ao serviço da aprendizagem, muito embora apresentem um potencial educativo pouco explorado. A escassez de estudos e investigações sobre a sua integração no processo de ensino e aprendizagem deixa em aberto muitas questões, merecedoras de resposta. Deste modo pretendeu-se, recorrendo a um estudo de caso com alunos do Mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, descrever a construção e desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, suportada por um Ambiente Virtual a três dimensões, o Second Life. Na recolha de dados foram utilizados os registos em Diário de Bordo, resultantes das interacções decorrentes das actividades levadas a cabo no Second Life, ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada ao docente da disciplina e um questionário aplicado aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que ao longo da disciplina de Tecnologias da Comunicação em Educação se desenvolveu uma comunidade virtual de aprendizagem, caracterizada por factores como a colaboração, participação e espírito de partilha. O estudo desenvolvido permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões, como o Second Life, no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem, ao nível do Ensino a Distância, com alunos do Ensino Superior Pós-Graduado. ABSTRACT: Currently, Three-Dimensional Virtual Environments are seen as powerful tools at the service of learning, even though their educational potential is not being fully developed. The lack of studies and research on their integration into the teaching and learning process leaves many questions open. Thus, the current case study with students of the Masters Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro aimed to describe the construction and development of a virtual learning community, supported by a 3-D Virtual Environment, Second Life. Data was collected using logbook records, resulting from the interactions that took place in Second Life throughout the course of Communication Technologies in Education, as well as a semi-structured interview to the course teacher and a questionnaire applied to the students involved. These allowed us to examine the perceptions of stakeholders on the work developed. The analysis of data showed that a virtual learning community, built upon collaboration, participation and the spirit of sharing, actually developed throughout the course. The study conducted allowed us to draw positive conclusions as to the use of 3-Dvirtual environments such as Second Life in developing virtual learning communities in a distance education context involving Post Graduate students.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000230282por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimediapor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.subjectInovação educativapor
dc.subjectAlunos do superiorpor
dc.titleConstrução de comunidades virtuais com o Second Lifepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001393.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.