Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13907
Title: A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962–2010)
Author: Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
Advisor: Sardo, Susana
Keywords: Nunes, Radegundis Feitosa
Intertextualidade - Música
Interpretação musical
Performance
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta investigação constitui um estudo em torno da singularidade performativa do trombonista brasileiro Radegundis Feitosa Nunes (1962 – 2010), através da aplicação da Teoria da Intertextualidade. O conceito subsidia a análise intertextual, que serve de alicerce para entender como Radegundis Feitosa concebeu a interpretação da música grafada e a transformou em performance. A obra escolhida para análise corresponde às Três peças para trombone e piano - “Humoresca, Noturno e Tarantela”, do compositor José Alberto Kaplan (1935 - 2009). A metodologia utilizada contempla a relação entre o texto escrito (partituras), o texto dito (performance áudio) e a análise do corpo (performance audiovisual). Partindo dessa observação intertextual, o objetivo é confrontar os textos, bem como expor a minha percepção a partir do estudo e da construção performativa da obra abordada. Recorreu-se ainda à pesquisa bibliográfica, entrevistas coletadas em campo, análise da obra e estudo prático e construção performativa das peças no trombone. Dentre os resultados obtidos, discorri ainda sobre a colaboração existente na relação compositor/intérprete.
This research is a study around the performative singularity of the Brazilian trombonist Radegundis Feitosa Nunes (1962 - 2010), by applying the Theory of Intertextuality. The concept subsidizes the intertextual analysis, which serves as the foundation for understanding how Radegundis Feitosa conceived the interpretation of misspelled song and turned it into performance. The work chosen for analysis corresponds to the Three pieces for trombone and piano - "Humoresca, Noturno and Tarantela," by the composer José Alberto Kaplan (1935-2009). The methodology includes the relationship between the written text (scores) said text (audio performance) and the analysis of the body (audiovisual performance). From this intertextual observation, the goal is to compare the texts and expose my perception from the study and the performative construction of the covered work. We used also to literature, interviews collected in the field, the analysis of the work and the practical study and performative construction of the pieces on trombone. Among the results, although I discussed about the collaboration in relation composer/performer.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/13907
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf10.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.