Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13863
Title: Tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidadão sénior: planeamento, realização e avaliação de tutoriais audiovisuais para o uso da comunidade miOne pelos seniores
Author: Caldas, Ana Catarina Silva
Advisor: Veloso, Ana Isabel
Antunes, Maria João
Keywords: Comunicação multimédia
Tecnologias da informação e comunicação
Materiais audiovisuais - Manuais
Pessoas idosas
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Considerando o crescente envelhecimento populacional e a proliferação das novas tecnologias da informação e comunicação, a disponibilização de meios adequados ao sénior para a apreensão das novas tecnologias mostra-se como uma mais-valia. A presente investigação assenta no planeamento, realização e avaliação de quatro tutoriais audiovisuais que permitam ao sénior: registar-se na comunidade miOne, conhecer a comunidade miOne, através do tutorial Visita à comunidade miOne, saber usar o correio eletrónico da comunidade miOne e como conversar na comunidade miOne. Na primeira fase recorrendo à metodologia exploratória, foram analisados os trabalhos e conhecimentos desta temática, para que fosse possível saber o que já havia sido feito e descoberto e que pudesse auxiliar na realização dos referidos tutoriais. Na segunda fase, utilizando a metodologia investigação-ação foi possível o planeamento dos guiões de voz-off, recorrendo ao método de focus group, sendo os guiões reestruturados até se considerarem como aptos para o público sénior. E foram realizados os tutoriais para posteriormente serem avaliados pelos seniores. Na terceira fase, correspondente à avaliação, pretendeu-se verificar se a nível do vídeo, voz-off e música de fundo, os tutoriais eram percetíveis para os seniores. Em suma, no final da presente investigação elencam-se as seguintes caraterísticas orientadoras para a realização tutoriais audiovisuais para apoio do cidadão sénior no uso da comunidade miOne: narração pausada e linguagem informal; utilização de música de fundo, de preferência instrumental e apenas audível em momentos de silêncio do narrador; utilização preferencial da voz masculina e a feminina apenas para a captação de atenção; utilização de narração e vídeo numa apresentação segmentada; relativamente aos créditos: evitar o uso de fontes decorativas; evitar adicionar efeitos de movimento no texto e utilizar contrastes de 50:1 (por exemplo fundo preto e letras brancas ou vice-versa).
Considering the growing ageing of population and the proliferation of new technologies of information and communication, it’s an important asset provide the adequate resources for the senior grasp of new technologies. This research is based on the planning, realization and evaluation of four audio-visual tutorials that allow the older adults: to register on miOne community; to know the miOne community; to learn how to use e-mail on miOne community; and how to chat with others in the miOne community. In the first phase, using the exploratory methodology, knowledge and papers about this theme were analyzed to unveil what was done previously and could support the attainment of the referred tutorials. In the second phase, action-investigation methodology was applied on the planning of voice-over scripts with the focus group technic. The scripts were only completed when all the required changes were done to fit on older adults needs. The tutorials were performed for later be evaluated by the senior. In the third phase, the evaluation methodology was used, allowing assessing if three categories of the tutorials were perceived by older adults: video, voice-over and background music. In conclusion the audiovisual tutorial for miOne community to support older adults needs should have the following realization features: pauses in speech and non-formal language; use of background music, mostly instrumental and audible in voice-over silent moments; mostly male voice usage and the female just to get attention; usage of speech and video in a segmented presentation; for the credits: avoid decorative fonts; avoid motion effects on text and enforce contrast of 50:1(as an example black background and white lettering or contrariwise).
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/13863
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tutoriais audiovisuais para o uso das TIC pelo cidad+úo s+®nior.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.