Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadaleno, Mara Teresa da Silvapt
dc.contributor.authorPinho, Diana Sofia Pereira da Silvapt
dc.date.accessioned2015-04-10T14:47:11Z-
dc.date.available2015-04-10T14:47:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13769-
dc.descriptionMestrado em Economiapt
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo principal analisar a relação entre o índice de confiança do consumidor e um conjunto de variáveis macroeconómicas através da metodologia VAR à semelhança de outros estudos. Para estudar esta relação usaram-se dados de frequência mensal entre Outubro de 2000 e Outubro de 2013 para 16 países europeus. Ainda se procedeu à análise das funções impulso resposta e da decomposição da variância como forma de perceber se o índice de produção industrial, a taxa de desemprego, a inflação, a taxa de juro e a taxa de câmbio influenciam ou são influenciadas pelo índice de confiança do consumidor. Os principais resultados obtidos indicam que para a maioria dos países um aumento da confiança resulta num aumento da actividade económica, da mesma forma que a taxa de desemprego sofre um decréscimo face a um aumento da confiança. A análise da decomposição da variância confirma estes resultados, para um período de 24 meses, uma vez que segundo esta técnica a confiança do consumidor desempenha um papel importante na explicação dos erros na produção industrial e na taxa de desemprego para a maioria dos países. Contudo, a taxa de juro é a variável que exerce maior importância na explicação dos erros da confiança do consumidor, também para a generalidade dos países.pt
dc.description.abstractThis work principal goal is to analyze the relationship between the consumer confidence index and a set of macroeconomic variables through the use of the VAR methodology, similar to previous studies. To study this relationship we have used monthly data between October 2000 and October 2013 for 16 European countries. We have still analyzed impulse response functions and variance decomposition methods in order to understand if the production index, the unemployment rate, inflation, the interest rate and the Exchange rate influence or are influenced by the consumer confidence index. Our main results indicate that for most of the countries an increase in consumer confidence results in an increase of the economic activity, in the same way as the unemployment rate suffers a decrease in face of a consumer confidence upward movement. The analysis of the variance decomposition confirms these results for a period of 24 months, once that following this method provided results the consumer confidence plays an important role in explaining the errors of industrial production and in the unemployment rate for most of the countries. However, the interest rate is the variable which exerts greater influence in explaining the errors associated to the prediction of the consumer confidence, also for most of the countries under analysis.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEconomiapt
dc.subjectConsumidorespt
dc.subjectConsumo (economia) - Europapt
dc.subjectDesenvolvimento económico - Europapt
dc.subject.otherConfiança do consumidorpt
dc.subject.otherActividade económicapt
dc.subject.otherEuropapt
dc.subject.otherFunção impulso resposta,pt
dc.subject.otherDecomposição da variânciapt
dc.titleConfiança do consumidor e actividade económica : evidência europeiapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201572621-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.