Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13724
Title: | Ensino superior como princípio hegemónico de cidadania na sociedade civil: um diálogo com António Gramsci no sul da Amazónia brasileira |
Author: | Pinto, Valmir Flôres |
Advisor: | Geraldo, Teresa Santiago, Rui |
Keywords: | Estudos em ensino superior Ensino superior - Amazonas (Brasil) Cidadania Sociedade civil - Brasil |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A tese tem como foco quatro eixos centrais: o ensino superior, a sociedade
civil, a cidadania e a hegemonia. Na primeira parte da tese, estes eixos
teórico-conceptuais são explanados numa perspectiva da promoção de uma
compreensão mais ampla da sociedade civil e do estado, nomeadamente o
contratualismo, o liberalismo, o materialismo e o neoliberalismo. Um
protagonismo fundamental é atribuído às concepções de Antonio Gramsci de
sociedade civil, cidadania e estado aplicadas no ensino superior no Sul da
Amazónia brasileira. A segunda parte da tese concentra-se num estudo de
caso com três premissas de análise: a fragmentação do ensino superior
brasileiro; a reconfiguração da cidadania e hegemonia; e o ensino superior
no contexto do Amazonas.
O ensino superior no Brasil teve início com as escolas jesuíticas, que, depois
de encerradas pelo Marquês de Pombal não tiveram sucessoras em solo
brasileiro, ao nível do que poderia ter sido o embrião de um sistema de
ensino superior. A chegada da Corte Imperial Portuguesa, em 1808, permite
reinstalar novos cursos. A primeira unidade de ensino superior no Amazonas
surge apenas no princípio do século XX. Um século depois, tem início o
processo de expansão com a implantação de unidades no interior do estado.
O ensino superior no Brasil, nas últimas décadas, assumiu um caráter
híbrido e de massificação. A massificação, no entanto, ainda é uma
realidade a ser alcançada. Apesar dos avanços realizados na última década,
ainda subsiste ainda uma forte exclusão de estudantes. O enfoque sobre o
ensino superior e a cidadania, no contexto do Amazonas, surge na
articulação de um conjunto de informação empírica, extraída de entrevistas
realizadas com atores chave locais, com as categorias de pensamento de
Antonio Gramsci, que sustentam teoricamente o estudo. Esta articulação
tem no ensino superior a possibilidade de desenvolver a cidadania como o
princípio organizador e fim último deste nível de ensino. Neste sentido, a
hegemonia ganha um estatuto de orientação e direção que permite aos
sujeitos envolvidos no ensino superior maior possibilidade de autonomia,
liberdade, justiça social, empregabilidade e desenvolvimento social.
O modelo de universidade para a cidadania apresenta-se como uma
possibilidade de mudanças no horizonte social, económico e também
político, no interior da própria universidade. O ensino superior, perspectivado
como um instrumento essencial para a cidadania, tem como objetivo
primordial a qualificação de professores para a educação de base,
Reflexivamente, esta qualificação não deixará potencialmente de produzir
retornos positivos na própria expansão e abrangência numérica e educativa
do próprio ensino superior. Desta forma, a cidadania no ensino superior é
perspectivada neste estudo como um deslocamento de lógicas de
compreensão individual e de individualização elitista dos benefícios para
lógicas assentes em construções mais coletivas, portadoras de benefícios
sociais.
A interiorização do ensino superior no Amazonas é assumida no estudo
como uma possibilidade de formação académica para o desenvolvimento de
práticas pedagógicas e científicas críticas e mais conscientes, constituindo
um horizonte determinante para a ativação de processos de integração
regional e nacional. Em suma, os pontos de confluência entre o ensino
superior, a sociedade civil, a cidadania e as propostas de Gramsci, estão
relacionados com a formação, a conscientização política, e o bem-estar
económico e social. This thesis focuses on four main strands: higher education, civil society, citizenship and hegemony. The first part of the thesis explains these theoretical and conceptual strands, adopting a perspective which favours a broader understanding of civil society and the State, namely contractualism, liberalism, materialism and neoliberalism. Antonio Gramsci’s ideas on how civil society, citizenship and the State relate to higher education in the South of Amazonas in Brazil have been highly influential. The second part of the thesis focuses on a case study employing three starting points for the analysis: the fragmentation of Brazilian higher education; reconfiguration of citizenship and hegemony; and higher education in the context of the Amazon region. Higher education in Brazil started with Jesuit schools. Having been closed by Marquês de Pombal, no direct replacement emerged which could have provided the basis for a higher education system. In 1808 the arrival of the Portuguese Imperial Court once more allowed new courses to appear. The first higher education unit in the Amazon region opened only at the beginning of the 20th century. One century later, an expansion process is initiated, with units being established in the inner regions of the state. In recent decades, higher education in Brazil has been characterised by massification and a hybrid nature. Massification, however, is still a reality to be achieved. In spite of the advances made during the last decade, many students still find themselves excluded. The focus on higher education and citizenship in the context of the Amazon is the result of juxtaposing the different empirical information, extracted from interviews given to key local actors, with Antonio Gramsci’s lines of thought (which theoretically underpin the study). In the case of higher education, this juxtaposition provides a means for citizenship to become a defining element and ultimate goal of this level of education. In this sense, hegemony achieves a level of orientation and direction that enables people involved in higher education the possibility of greater autonomy, freedom, social justice, employability and social development. The university model of citizenship provides the possibility for social, economic and also political change inside the university itself. When viewing higher education as an essential instrument for citizenship, its main purpose is training teachers for basic education. In return, this training has all the potential to positively influence expansion and inclusion of the system, in terms of both numbers and education. To this end, this study views citizenship in higher education as a move away from a logic of individual understanding and of elitist individualization of the advantages, towards a logic based on more collective constructions with their associated social advantages. This study sees the expansion of higher education to the inner Amazon region as an academic training exercise, helping develop critical and more conscious pedagogical and scientific practices, constituting a milestone in the regional and national integration processes. In summary, the points where higher education, civil society, citizenship and Gramsci’s ideas all converge are related to training, political awareness and economic and social welfare. |
Description: | Doutoramento em Estudos em Ensino Superior |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13724 |
Appears in Collections: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensino superior como principio hegem+¦nico de cidadania na sociedade civil.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.