Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Margarida Piscopt
dc.contributor.authorOrnelas, Débora Ariana Caldeirapt
dc.date.accessioned2015-03-24T16:02:02Z-
dc.date.available2015-03-24T16:02:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13684-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapt
dc.description.abstractA evolução dos canais de comunicação, nomeadamente, as plataformas web e nas redes sociais, provocou alterações nas relações sociais e profissionais. Atualmente, cada vez mais entidades apostam na presença em redes sociais como forma de promover a marca, o produto e as relações com o cliente. O estudo apresentado na presente dissertação relata um projeto em contexto, empresarial realizado no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), que teve como principal finalidade otimizar a visibilidade e os serviços que este Centro oferece, fazendo uso das redes sociais e da produção de conteúdos audiovisuais. Estes últimos são uma ótima ferramenta de comunicação, na medida em que conseguem captar com maior facilidade a atenção do espectador e transmitir uma mensagem mais fiel à realidade. Paralelamente a um trabalho de análise e proposta de otimização da atual presença online do CRPG, foram realizados e produzidos três conteúdos audiovisuais: dois guias de apoio na área de reabilitação neuropsicológica e um vídeo promocional do trabalho da instituição no campo da reabilitação profissional. Os três vídeos produzidos foram alvo de análise, por recurso a focus groups de discussão que integraram diferentes participantes, tendo sido aplicada uma metodologia qualitativa e exploratória. Os resultados obtidos permitiram concluir que o aumento da visibilidade do CRPG e dos serviços que oferece pode ser feito com um aumento da sua aproximação ao público-alvo, nomeadamente através de estratégias de utilização de redes sociais e de produção de conteúdos audiovisuais de promoção e divulgação dos seus serviços. Estas são duas ferramentas de comunicação indispensáveis para a otimização da visibilidade do CRPG e que poderão promover a interação e partilha de experiências entre clientes e a criação de relações de proximidade com os mesmos.pt
dc.description.abstractThe evolution of communication channels, specially social network platforms led to changes in social and professional relations of the society. Nowadays, increasingly organizations are betting on social network presence as a way to promote: the brand, the product and customer relations. The study presented in this dissertation reports an intership performed at the “Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG)”, which aimed to optimize the visibility and the services this center offers, by making use of social networks and audiovisual contents. These latter are an excellent communications tool, inasmuch as they can capturesmore the viewer's attention more easily and transmit a message more faithful to reality. Parallel to an analysis work and a proposal for an optimization of the current online presence of CRPG, were directed and produced three audiovisual contents: two support guides in the area of neuropsychological rehab and a promotional video of the institution's work in the field of professional rehab. The three produced videos were _ the target analysis, using a focus group discussion which integrate different participants, where was applied a qualitative and exploratory methodology. The results allowed to conclude that the increase of the visibility of CRPG and the services it offers can be done with an increase in its approach to the target audience, particularly through strategic use of social networks and the production of audiovisual contentes to promote and disseminate their services. These are two essential communication tools for optimizing the visibility of the CRPG and which can promote interaction and sharing of experiences between customers and creating close relationships with them.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subjectCentros de reabilitação - Vila Nova de Gaia - Portugalpt
dc.subjectReabilitação profissional - Saúdept
dc.subjectMateriais audiovisuaispt
dc.subjectTecnologias da informaçãopt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subject.otherCRPGpt
dc.subject.otherredes sociaispt
dc.subject.otherrealitação profissionalpt
dc.subject.otherreabilitação neuropsicológicapt
dc.subject.otherconteúdos audiovisuaispt
dc.subject.otherguias de apoiopt
dc.subject.othervídeo institucionalpt
dc.titleOs novos media no apoio ao Centro de Reabilitação Profissional de Gaiapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201572133-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese12.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.