Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13645
Title: Marketing sensorial no enoturismo: comunicar através dos sentidos
Other Titles: Sensory marketing in wine tourism: communicating through the senses
Author: Duarte, Guida Helena Vicente
Advisor: Albergaria, José
Keywords: Marketing sensorial
Enoturismo
Marketing
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho visa aferir os efeitos que os sentidos têm no enoturismo e a sua influência na experiência do consumidor, abordando ainda a sua relação entre o ambiente vivenciado numa cave, o estado emocional do visitante e as expectativa de comportamento. A pesquisa destaca que a utilização de determinados elementos no ambiente interferem positivamente na experiência enoturistica. Para isto, as Caves Aliança enquanto marca multisensorial, que utiliza vários sentidos para estimular e se relacionar com os seus públicos e por oferecer uma experiência única e surpreendente numa viagem pela infinita diversidade de temas envolvendo arte e vinho, foi adotado como estudo de caso. De modo a cumprir tal objetivo, combinou-se metodologias qualitativas e quantitativas.Para a análise dos dados, foram estabelecidos critérios, como arquitetura, decoração, layout, mobiliário, cores, iluminação e outros elementos presentes no ambiente, previamente testados por outros pesquisadores. Os resultados obtidos demonstram que as principais motivações para visitar uma cave de vinho são muito variadas e que os elementos sensoriais presentes no ambiente estimulam os cinco sentidos, criando condições para a intensificação de expectativas de experiências extraordinárias que se refletem no comportamento do consumidor.
The present study aimed to assess the effects that the senses have on wine tourism and its influence on consumer experience, addressing the relationship between the cellar door experience and the emotional behavior of the visitor. The research highlights that the use of certain elements in the environment affect positively the consumer experience in wine tourism. For this, Caves Aliança while multi-sensory brand, which uses many ways to stimulate and relate with their consumers in offering unique experiences through infinity of themes involving art and wine, was adopted as a case study. In order to fulfil this goal, combined qualitative and quantitative methodologies. For data analysis, criteria have been established, such as architecture, decor, layout, furnishings, colours, lighting and some elements present in the places, previously tested by other researchers. The results obtained show that the main reasons to visit a wine cellar are very varied and sensory elements of the environment stimulate the five senses and create conditions for intensification the expectations of extraordinary experiences that are reflected in consumer behaviour.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/13645
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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