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http://hdl.handle.net/10773/13645
Title: | Marketing sensorial no enoturismo: comunicar através dos sentidos |
Other Titles: | Sensory marketing in wine tourism: communicating through the senses |
Author: | Duarte, Guida Helena Vicente |
Advisor: | Albergaria, José |
Keywords: | Marketing sensorial Enoturismo Marketing |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho visa aferir os efeitos que os sentidos têm no enoturismo
e a sua influência na experiência do consumidor, abordando ainda a sua
relação entre o ambiente vivenciado numa cave, o estado emocional do
visitante e as expectativa de comportamento. A pesquisa destaca que a
utilização de determinados elementos no ambiente interferem positivamente
na experiência enoturistica. Para isto, as Caves Aliança enquanto marca
multisensorial, que utiliza vários sentidos para estimular e se relacionar com
os seus públicos e por oferecer uma experiência única e surpreendente
numa viagem pela infinita diversidade de temas envolvendo arte e vinho, foi
adotado como estudo de caso.
De modo a cumprir tal objetivo, combinou-se metodologias qualitativas e
quantitativas.Para a análise dos dados, foram estabelecidos critérios, como
arquitetura, decoração, layout, mobiliário, cores, iluminação e outros
elementos presentes no ambiente, previamente testados por outros
pesquisadores. Os resultados obtidos demonstram que as principais
motivações para visitar uma cave de vinho são muito variadas e que os
elementos sensoriais presentes no ambiente estimulam os cinco sentidos,
criando condições para a intensificação de expectativas de experiências
extraordinárias que se refletem no comportamento do consumidor. The present study aimed to assess the effects that the senses have on wine tourism and its influence on consumer experience, addressing the relationship between the cellar door experience and the emotional behavior of the visitor. The research highlights that the use of certain elements in the environment affect positively the consumer experience in wine tourism. For this, Caves Aliança while multi-sensory brand, which uses many ways to stimulate and relate with their consumers in offering unique experiences through infinity of themes involving art and wine, was adopted as a case study. In order to fulfil this goal, combined qualitative and quantitative methodologies. For data analysis, criteria have been established, such as architecture, decor, layout, furnishings, colours, lighting and some elements present in the places, previously tested by other researchers. The results obtained show that the main reasons to visit a wine cellar are very varied and sensory elements of the environment stimulate the five senses and create conditions for intensification the expectations of extraordinary experiences that are reflected in consumer behaviour. |
Description: | Mestrado em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13645 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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