Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRelvas, Carlos Alberto Mourapt
dc.contributor.advisorSampaio, João Nunespt
dc.contributor.authorFonseca, Oliver Michael Pintopt
dc.date.accessioned2015-03-18T16:39:45Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:47Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13644-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Design do Produtopt
dc.description.abstractEsta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de um veículo de tração humana, de cariz urbano com capacidade de transportar cargas ligeiras, ágil, robusto, com uma estrutura multifuncional e polivalente que permita assumir diferentes soluções de mobilidade. Desde o início do século XXI que os veículos de tração humana são cada vez mais encarados como propostas aliciantes para solucionar alguns dos problemas associados à mobilidade nos grandes centros urbanos. Sendo já um comportamento social e cultural enraizado nos países do norte da Europa, começa a estender-se um pouco por todo o globo, assim assiste-se ao eclodir de um mercado global com grande potencial de expansão. Neste sentido, Portugal reúne condições propícias para assumir um papel preponderante na produção destes veículos, não só pela sua capacidade tecnológica como também por uma longa tradição nesta indústria. Considerando este cenário, esta dissertação visou o desenvolvimento conceptual de uma bicicleta utilitária, modular e multifuncional. Esta proposta pretendeu ser transversal e alargada às várias vertentes de utilização, tanto profissional como lúdica. Ao envolver as áreas científicas, predominantes no Mestrado de Engenharia e Design do Produto, pretendeu-se produzir sinergias no desenvolvimento deste novo veículo, adotando metodologias, na sua maioria provenientes das áreas científicas do Design e da Engenharia. Estas pautaram todo o processo de desenvolvimento do produto que culminou na proposta final de uma bicicleta utilitária e multifuncional.pt
dc.description.abstractThis project aims to develop an urban-oriented human-powered vehicle: agile, robust, and with the ability to carry light loads, which have a multifunctional and multipurpose structure permitting to assume different mobility solutions. Since the beginning of the XXI century, human-powered vehicles are increasingly seen as an attractive alternative to solve some of the problems associated with mobility in major cities. Firmly rooted in Northern Europe’s Social and cultural behavior, bicycles begin to spread all over the globe, so it’s expectable an outbreak of great expansion on the global market. In this sense, Portugal has prime conditions to take a leading role in the production of these vehicles, not only, because of its technological capability, but also, by its long tradition in this industry. Considering this scenario, this dissertation aims to conceptualize and develop a modular and multifunctional cargo bike. It’s a concept that aims to be a cross-platform between two usability aspects, such as professional and recreational. By involving scientific areas, which intervene in the Master of Engineering and Product Design, the work presented aims to produce synergies that lead to the development of a new human-powered vehicle (HPV). The adopted methodologies are, mostly from the scientific areas of Design and Engineering, and will guide throughout the product development process, that will culminate in the final proposal of a multifunctional cargo bike.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia e design do produtopt
dc.subjectBicicletaspt
dc.subjectMobilidadept
dc.subjectTransportes urbanospt
dc.subjectBicicletas - Designpt
dc.subject.otherBicicletapt
dc.subject.otherCargapt
dc.subject.otherUtilitáriapt
dc.subject.otherMultifuncionalpt
dc.subject.otherPolímeropt
dc.subject.otherPolipropilenopt
dc.titleO desenvolvimento de uma bicicleta multifuncionalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2015-12-12T16:00:00Z-
dc.identifier.tid201588390-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese18.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.