Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13640
Title: A construção ilusória da realidade, ressignificação e recontextualização do "Bumba meu boi" do Maranhão a partir da música
Author: Padilha, António Francisco de Sales
Advisor: Sardo, Susana
Keywords: Etnomusicologia
Música - Maranhão
Música - Séc. XX
Música - Pós-colonialismo
Interpretação musical
Bumba Meu Boi
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente tese inscreve-se no domínio da etnomusicologia. Resulta da realização de trabalho de campo no estado do Maranhão/Brasil, entre 2012 e 2014, e propõe um exercício de reflexão sobre as transformações pelas quais passou a prática performativa Bumba meu Boi, a partir da introdução dos instrumentos de sopro na sua componente musical, dando origem ao Boi de Orquestra. Parti do estudo etnográfico dos quatro principais estilos de Bumba meu Boi (sotaques) existentes antes da criação do Boi de Orquestra, e de uma pesquisa de cunho histórico que buscou o modo como esta prática se configurou já no século XX e como ela se traduz na performance (folguedo). Argumento que a criação do sotaque de orquestra favoreceu a aceitação do folguedo pela elite social do Maranhão, que o identificou como próximo da cultura europeia, da qual se sentia caudatária. O repertório performativo analisado neste trabalho inclui as toadas, as danças, as indumentárias e os rituais de batizado e morte do boi, a partir dos registros sonoros e visuais efetuados no mês de junho e julho de 2013. Desta forma, este trabalho procura contribuir para a compreensão do lugar que a música ocupou nos movimentos gerados pelos povos subjugados no período pós-colonial, na luta pela afirmação do seu direito à existência singular. Neste sentido serão analisados os processos de ressignificação e de recontextualização do Bumba Meu Boi e da música, enquanto dispositivos que, no caso do Maranhão, contribuíram para a construção de mundos comuns a partir da criação de realidades ilusórias.
This thesis is framed in the field of ethnomusicology. It results by fieldwork carried out in the state of Maranhão/Brazil between 2012 and 2014.It suggests a theoretical discussion about the transformation that the “Bumba meu Boi” went through since the adoption of brass instruments in the performance. This phenomena originated a new genre of Bumba Meu Boi which is called Boi de Orquestra (“Orchestral Bumba Meu Boi”). I used an ethnographic approach to the four principal styles of Bumba meu Boi (sotaques), which already existed before the creation of Boi de Orquestra, in articulation with an historical research, both bibliographical and archivist, that sought to register how the Boi de Orquestra was born, by the end of the first half of the 20th century, and how can we recreate the history of its performance (folguedo). I argue that the creation of the orchestra style favoured the acceptance of the folguedo by the social elite of Maranhão, who identified in it some patterns of the so-called European culture, to which they wanted to belong. The repertoire analysed in this thesis includes the songs (“toadas”), the dances, the costumes and the rituals of baptism and death of the ox ("Boi"), through visual and sound records collected in the months of June and July of 2013. Thus, this work seeks to contribute to the understanding of the place that music had in the movements generated by subjugated peoples, in the postcolonial period, in the struggle to affirm their right to individual existence. In this sense the process of reframing and recontextualization of Bumba Meu Boi and music will be analysed as devices that, in the case of Maranhão, contributed to the construction of common worlds through the creation of illusory realities.
Description: Doutoramento em Música - Etnomusicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/13640
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.