Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13621
Title: | Concerto para flauta e orquestra: Frederico de Freitas: análise e interpretação |
Author: | Sá, Otília de Sousa |
Advisor: | Santana, Helena Dotsenko, Vitali |
Keywords: | Música de câmara Música para flauta Música para orquestra Análise musical |
Defense Date: | 27-Sep-2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Frederico Guedes de Freitas é um dos compositores portugueses detentor de
um grande e valioso espólio musical, que ainda hoje se encontra, em grande
parte, desconhecido do grande público.
O presente trabalho estrutura-se em quatro partes distintas, desenvolvendo-se
em torno da personalidade "multímoda" de Frederico de Freitas,
particularizando-se na análise e interpretação do Concerto para Flauta e
Orquestra.
O capítulo I apresenta "O Homem e a Obra", explorando as diversas
potencialidades deste vulto musical, enquanto compositor e as inúmeras
correntes estéticas que lhe estão inerentes; o intérprete; o musicólogo e o
pedagogo, contextualizando-o desta forma no espaço musical nacional e
internacional.
O capítulo II mais direccionado para o Concerto para flauta e orquestra,
analisa os diferentes andamentos sob a forma de quadros sinópticos e de
textos explicativos.
No capítulo III é analisado o provável esboço escrito por Frederico de Freitas
de uma redução para piano do Concerto. Após algumas considerações e
reflexões, tornou-se imperioso a reestruturação do mesmo, por forma a
viabilizar a execução do Concerto na versão flauta e piano. Desta forma é
apresentada em apêndice uma proposta de redução para piano.
No capítulo IV são referenciadas as diferentes interpretações e apresentações
públicas do Concerto, até à data, realizando-se uma análise dos mesmos em
termos musicais a nível técnico, musical e de tempi através dos poucos
registos sonoros existentes. Esta análise centra-se não somente nos solistas
como também na parte orquestral e respectivo equilíbrio.
Este trabalho permitiu concluir que a obra de Frederico de Freitas se apresenta
merecedora de estudo, investigação e reconhecimento. É uma personalidade
ímpar da música nacional. Frederico de Freitas is one of the portuguese composers who has a big and valuable musical heritage, which today, in large scale, is unknown to the general public. This work is divided in four different parts, developing around the “multifarious” personality of Frederico de Freitas, specifying on the analysis and interpretation of the Flute and Orchestra Concert. Chapter I presents “The man and his Work”, exploring the different potentialities of this musical figure, while composer and the various aesthetic currents that are intrinsic to him; the interpreter; the musicologist and the pedagogue, contextualising him in the national and international musical scope. Chapter II is directed to the Flute and Orchestra Concert, analysing the different movements through synoptic tables and explanatory texts. In Chapter III it is analysed the probable sketch written by Frederico de Freitas of a reduction of flauta and piano Concert. After some reflection and thinking, it became imperative the restructure of the same, in order to make possible the execution of a Concert in a flute and piano version. Thus, it is presented in appendix a proposal of a piano reduction. In chapter IV it is shown the different interpretations and public presentations of the Concert up to now, at the same time it is also done an analysis of these in musical terms in a technical level, musical and of tempi through the scarce sonorous registers. This analysis not only concentrates on the soloists but also on the orchestral part and its respective balance. This work has allowed us to conclude that Frederico de Freitas’ work is worth being studied, investigated and recognised. He is an unrivalled personality of our national music. Frederico de Freitas est un des compositeurs portugais détenteur d'un grand et valable héritage musical qui se trouve encore aujourd'hui inconnu, en grand partie, du grand publique. Le présent travaille est structuré en quart parties différentes qui se développent autour de la personnalité ''multímoda'' de Frederico de Freitas, en se particularisant sur l'analyse et interprétation du Concert pour Flûte et Orchestre. Le Chapitre I présente ''home et l'oeuvre'', en explorant les diverses potentialités de cette fi gure musicale en tant que compositeur et les innombrables courants esthétiques qui lui sont inhérents: l'interprète, le musicologue et le pédagogue, en le contextualisant ainsi dans l'espace national et international. Le chapitre II, plus orienté vers le Concert pour Flûte et Orchestre, analyse les différents mouvements sous forme de cadres synoptiques et de textes explicatifs. Dans le chapitre III,la probable esquisse par Frederico de Freitas d'une réduction pour piano du Concert est analysée. Après quelques considérations et réflexions, la restructuration du même, afin de viabiliser l'exécution du Concert en version flûte et piano, est devenue indispensable. Ainsi, une proposition de réduction pour piano est présentée en appendice. Dans le chapitre IV, les différentes interprétations et présentations publiques du Concert jusqu'à aujourd'hui sont référées, tout en ayant une analyse des mêmes en termes musicaux au niveau technique, musical et de tempi à travers les très peu nombreux registres sonores existants. Cette analyse se centre non seulement au niveau des solistes mais aussi au niveau orchestral et l'équilibre respectif entre les deux parties. Cette étude a permis de conclure que l'oeuvre de Frederico de Freitas se présente comme étant méritante d'étude, d'investigation et de connaissance. Il est une personnalité impaire de la musique nationale. |
Description: | Mestrado em Música de Câmara |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13621 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.