Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13575
Title: | Obras para voz e piano de Frederico de Freitas: a vocalidade entre fado e canção |
Author: | Alcobia, Isabel Maria de Oliveira de |
Advisor: | Rosa, António Manuel Chagas |
Keywords: | Análise musical Música portuguesa Estilos musicais Música erudita Canções Canto Reportórios |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Durante a sua vida Frederico de Freitas abordou praticamente todos os
géneros musicais, demonstrando uma imensa e notória versatilidade tanto na
música erudita como na não erudita. O repertório para canto e piano
representa uma parte substancial da sua obra vocal e, apesar de menos
divulgado, não pode deixar de se considerar de grande importância. É
precisamente neste género que mais se evidencia a versatilidade do seu estilo
composicional. Este repertório abrange, assim, os géneros erudito e ligeiro, ou
popular, pelo que as suas canções refletem a facilidade com que se movia de
um meio para outro. Enquanto investigador, os estudos que realizou sobre
música medieval portuguesa, o número elevadíssimo de recolhas de melodias
tradicionais portuguesas que fez ao longo da vida e as investigações que
realizou sobre o fado deram origem, paralelamente à composição de canções
eruditas, a harmonizações de melodias medievais, a arranjos de temas na
música tradicional e à composição de fados.
Do ponto de vista interpretativo, a diversidade de estilos presentes nas
canções de Frederico de Freitas exige do cantor lírico uma versatilidade e
capacidade de se adaptar, ainda que mantendo a matiz da sua formação
erudita, ao estilo próprio de cada canção.
Com vista a uma interpretação estilística e vocalmente adequada, e por
representarem um universo tão diferenciado, esta tese de doutoramento centra
a sua atenção na problemática da vocalidade das suas canções. Throughout his life, Frederico de Freitas explored almost all musical genres, thus demonstrating a great versatility, both within classical and non-classical idioms. His repertoire for voice and piano comprises a substantial part of his vocal compositions, and although these works may be the lesser known of his oeuvre, they are still of great importance. It is precisely within this genre that the versatility of his compositional style is most evident. This repertoire includes both classical and light – or popular – styles of music, and his songs reflect the ease with which he moved between these genres. As a researcher, his studies on medieval Portuguese music, the vast number of traditional Portuguese melodies which he collected throughout his life and his exploration of fado led to his harmonisations of medieval melodies, arrangements of traditional music and fado compositions, in parallel with his composition of classical songs. From an interpretive perspective, the diversity of styles which are present in the songs of Frederico de Freitas require a certain versatility of the classical singer - the ability to adapt, whilst maintaining the technique of classical singing, according to the style of each individual song. This doctoral thesis focuses on the issues in performing these songs, particularly with regard to the different universes which their stylistic and vocal interpretations represente. |
Description: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13575 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Isabel Alcobia.pdf | 183.7 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexos_Tese_Isabel Alcobia.pdf | 168.26 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.