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dc.contributor.authorSardo, Susanapt
dc.date.accessioned2015-02-27T15:05:33Z-
dc.date.available2015-02-27T15:05:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13539-
dc.description.abstractA conversão de parte da música desempenhada pelos goeses ao modelo de composição da música ocidental, de harmonia tonal e funcional, foi construído a partir de múltiplos discursos. Neles se incluem os discursos escritos, reiterativos e apologéticos, que, sobretudo a partir do final do século XIX, ajudaram a construir a ideia segundo a qual a goanidade era, também, definida a partir de uma música própria. Porém, os enunciados impressos nos discursos escritos, devem ser analisados numa lógica em que, como bem refere McLuhen, a tecnologia da escrita transforma a cultura acústica na cultura visual, a partir de uma moldura hierárquica que valoriza a segunda em detrimento da primeira. E é esta lógica de transformação do dito no escrito, valorizando o primeiro a partir da existência do segundo, que aqui me proponho analisar no que à música goesa diz respeito.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectGoapt
dc.subjectPoscolonialismopt
dc.subjectDiscursopt
dc.title'Música no coração': discursos e narrativas sobre a música goesa e a exaltação de um património emocionalpt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date26-28 Outubro, 2011pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titleGoa: passado e presentept
dc.relation.publisherversionhttp://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/congressogoa.htmlpt
Appears in Collections:INETmd - Comunicações

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