Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Antóniopor
dc.contributor.authorTavares, Célia Verónica Martinspor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:38:50Z-
dc.date.available2011-04-19T13:38:50Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1349-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractActualmente têm-se desenvolvido diversos esforços no campo da educação, no sentido de fomentar o interesse dos alunos nas matérias leccionadas, utilizando actividades mais dinâmicas e motivadoras. O desenvolvimento de um e-Portefólio tem, nos últimos anos, conquistado um lugar cimeiro no aumento desses esforços, contribuindo para o desenvolvimento do percurso académico de cada aluno. O presente trabalho propõe-se demonstrar que o uso do e-Portefólio poderá ter um papel fundamental, não só no desenvolvimento académico dos alunos, como também na constituição de uma “janela” para maiores descobertas acerca dos mesmos, nomeadamente acerca dos estilos de aprendizagem que podem caracterizar cada aluno, assim como as inteligências múltiplas que cada um tem mais desenvolvidas. Neste contexto, realizou-se um estudo de caso, cuja recolha e tratamento dos dados assentou num paradigma essencialmente qualitativo. O estudo de caso envolveu duas turmas do 2º ano do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na disciplina de Ferramentas Electrónicas Aplicadas à Tradução, inserida no curso de Assessoria e Tradução. Assim, desenvolvemos um estudo que pretendeu revelar as ligações existentes entre o desenvolvimento de um e-Portefólio e os estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno. Para a recolha de dados foram privilegiados diversos instrumentos de avaliação – grelhas de observação, o índice de estilos de aprendizagem, o teste de inteligências múltiplas, questionários e entrevistas. Da análise dos resultados obtidos com base nos e-Portefólios, concluiu-se que, de facto, se podem inferir determinados traços de personalidade e de trabalho dos alunos que, consequentemente, contribuem para o ajuste das estratégias de aprendizagem a desenvolver nas actividades de ensino e de aprendizagem. Sugestões para investigação futura são também avançadas, bem como as limitações do presente estudo. ABSTRACT: Nowadays, efforts have been developed, in the educational field, to increase studentʼs motivation in the courses using the most dynamic and motivational activities. The development of an e-Portefólio has, in the past couple of years, been gaining a privileged place in the increasing of those efforts, contributing towards the development of each studentʼs academic path. The purpose of the present MA dissertation is to demonstrate that the use of an e-Porfolio may have a fundamental role not only in the studentʼs academic development, but also in detecting others relevant aspects of the students, like the learning styles that can characterize each student, and the multiple intelligences that each one of them has more developed. In this context we developed a case-study whose collection and treatment of data rested on an essentially qualitative paradigm. The case-study had two 2nd year classes from the School of Accounting and Administration of Oporto, from the course of Electronic Tools Applied to Translation, in the Administrative Assistance and Translation Degree. Thus, we developed a study that aimed to reveal the existing relationship between an e-Portfolioʼs development, learning styles and the multiple intelligences of each student. In order to collect data we used several assessment tools – observation grids, the index of learning styles, the multiple intelligences test, questionnaires and interviews. We concluded, based on the analysis and the results of the e-Portfolios that is possible to observe some personality traits and the way students operate in the e-Portfolio. Because of that it was possible to develop some teaching strategies that help the development of the learning and teaching activities. Suggestions for future research are put forward, as well as the limitations of the present study.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000209505por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectMultimédia interactivapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectPortfóliopor
dc.titlee-Portefólios : uma forma de acesso à mente do aprendentepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000344.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.