Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNegreiros, Vascopt
dc.contributor.authorPereira, Rui André Felgueiras da Cunhapt
dc.date.accessioned2015-02-13T16:21:24Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:47Z-
dc.date.issued2013-12-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13398-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractTendo por base o desenvolvimento da metacognição, a presente dissertação propõe um complemento pedagógico ao método Escola Elementar de Contrabaixo de Todor Tochev na abordagem ao estudo individual. Na busca desse propósito, a fragmentação, em partes mais simples, de alguns exercícios do referido método e a chamada de atenção para as competências a trabalhar apresentaram-se como as estratégias base para o desenvolvimento da autoavaliação do aluno no seu estudo individual. O projeto foi testado junto de 9 crianças, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, alunos do 2º grau da disciplina de Contrabaixo do ensino básico articulado da Escola de Música Óscar da Silva. O projeto foi estruturado em três momentos, sendo que, nos dois primeiros, foi efectuada uma gravação audiovisual das execuções resultantes do estudo individual dos alunos. No primeiro momento, os alunos estudaram pelo método original. No segundo, estudaram usando as orientações propostas pelo mestrando. No terceiro, um grupo de professores da disciplina de Contrabaixo avaliou, através das gravações audiovisuais, o desempenho de cada aluno. Os resultados mostram que, no geral, houve uma evolução positiva da maior parte dos alunos, apesar de esta não ser muito expressiva.pt
dc.description.abstractBased on development of metacognition, the present thesis proposes a pedagogic complement to Elementary School Bass's method, by Todor Tochev, on approaching the individual study. To reach this purpose, the fragmentation into simpler parts of some of the mentioned method's exercises and remarking the student's skills to be improved, presented to be the basic strategies on developing student's self-criticism on his individual practice. The project tested 9 children, aged between 11 and 12 years old. These students frequented the 2nd degree of articulated basic study of Double Bass, on Escola de Música Óscar da Silva. This project was divided in three stages. On the first two, we preformed an audiovisual record of the executions resulted from the student’s individual practice. On the first stage, the students studied based on the original method. On the second stage, they studied using the guidelines proposed by the graduated student. On the third stage, a group of teachers, of the Double Bass course, evaluated the performance of each student through the records. The results show that, overall, there was a positive trend, for most of the students, although it wasn’t very significant.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da músicapt
dc.subjectTécnicas musicais - Todor Tochevpt
dc.subjectDesenvolvimento individualpt
dc.subjectContrabaixopt
dc.subject.otherTodor Tochevpt
dc.subject.othermétodo de contrabaixopt
dc.subject.otherestudo instrumentalpt
dc.subject.otherestudo individualpt
dc.subject.othercontrabaixopt
dc.titleO estudo individual da escola elementar de contrabaixo de Todor Tochevpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2015-12-02T16:00:00Z-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese6.35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.