Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/13271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRicci, Donatopt
dc.contributor.advisorProvidência, Franciscopt
dc.contributor.authorCosta, Rui Carlospt
dc.date.accessioned2015-01-26T11:40:30Z-
dc.date.available2015-01-26T11:40:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/13271-
dc.descriptionDoutoramento em Designpt
dc.description.abstractAs últimas décadas do séc. XX assistiram a um crescente protagonismo do Design de Informação que, desde então, tem sofrido inúmeras formas e designações, num processo de afirmação e auto descoberta. A proliferação de dados disponíveis deu ao design e em particular a este ramo do desenho para a compreensão, uma visibilidade crescente e a responsabilidade de encontrar, a partir da informação, novos meios para a construção de sentido. Do design à engenharia informática, são várias as disciplinas que convergem hoje nesse desígnio ainda que sob diferentes modelos e ferramentas. Esta convergência promove uma comparação entre modelos, que tendem a ser tanto mais valorizados quanto mais objectivas as representações. De Playfair a Bertin, as representações gráficas dos últimos duzentos anos têm-se situado no âmbito de disciplinas como a Economia, Sociologia ou a Gestão, explorando metáforas funcionais com vista à evidência da tradução numérica. O Design, enquanto mediador cultural e através do Desenho, tende a acrescentar ao mesmo exercício uma dimensão narrativa ou ilustrativa, convocando a própria existência do autor na interpretação dos mesmos dados numéricos. Com esta investigação, novos processos de semiose se oferecem, associando à objectividade dos dados quantitativos, a subjectividade da cultura formulada a partir do indivíduo enquanto intérprete. Na procura do conhecimento, reconhece-se assim que o desenho da informação ganha competências pela mediação da experiência, religando ética, técnica e estética.pt
dc.description.abstractThe last decades of the twentieth century witnessed the growing importance of information design, which since then has been characterised and named in many ways, through processes of affirmation and self- discovery. The flood of available data gave design – and namely this field of design for understanding – an increased visibility and a responsibility to find new ways of making sense through information. From design to computer sciences, there are several disciplines that converge in this endeavour, although different tools and models are employed. This convergence enables a comparison between models of representation, which tend to be more respected when neutral and rational. From Playfair to Bertin, graphical representations of the past two hundred years have been produced mainly within disciplines such as Economy, Sociology or Management, exploring functional metaphors in pursuit of evidence through numerical translation. Design, as cultural mediator and through Drawing, tends to add to the same exercise a narrative or illustrative dimension, summoning the author’s own existence in the interpretation of the same numerical data. With this research, new processes of semiosis are offered, by adding to the objectivity of quantitative data the subjectivity of culture, conveyed through the individual as interpreter. In the search for knowledge, information design gains skills through the mediation of experience, reconnecting ethics, technics and aesthetics.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectRepresentação da informaçãopt
dc.subjectRepresentações gráficaspt
dc.subject.otherConhecimentopt
dc.subject.otherCulturapt
dc.subject.otherDesenhopt
dc.subject.otherDesign de Informaçãopt
dc.subject.otherLiberdadept
dc.subject.otherLinguagempt
dc.subject.otherMetáforapt
dc.subject.otherPoéticapt
dc.subject.otherRepresentaçãopt
dc.titleO desenho da comunicação como conhecimentopt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101479816-
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Desenho da Comunicação como Conhecimento.pdf7.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.